3º Ciclo de Palestras Ready Made in Brasil: Entre Trópicos

O renomado pintor e escultor francês Marcel Duchamp (1887 – 1968), um dos grandes representantes do movimento artístico Dada, mudou a história da arte após expor a obra “Fonte”, em 1917, na Associação de Artistas Independentes de Nova York.

A peça se tratava de urinol de louça assinado pelo pseudônimo “R. Mutt”, em que já usa o conceito ready-made –  termo criado pelo próprio artista –  para “designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados”. A obra e as ideias que a permeiam chocaram o público.

Passado cem anos, as suas ideias continuam a provocar. Em 2018, durante o 3º Ciclo de Palestras Ready Made in Brasil: Entre Trópicos, evento que acontece no dia 7 de fevereiro no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, traz uma discussão muito interessante em que abordará a relação de Duchamp com a artista brasileira Maria Martins e a fronteira de seu trabalho com outras linguagens, como o cinema e a literatura.

Além da palestra ministrada pelo professor e escritor argentino Raúl Antelo, autor do livro intitulado “Marcel com Maria: Duchamp nos Trópicos”, publicado pela editora Ufmg, coleção HUMANITAS, em 2006, que conta com curadoria de Daniel Rangel e Martin Grossmann do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente entre o público e o privado do IEA – USP.

Na programação também tem lançamento do catálogo da exposição e a exibição do documentário “Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos” (2017), com direção de  Elisa Gomes  e Francisco C. Martins, que revisita a vida e obra de Maria Martins (1984-1973), uma escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora, conhecida principalmente pelo seu talento aproximado ao surrealismo.

Veja o trailer do filme:

 

Programação

15h30 | Exibição do documentário “Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos” (Teatro Sesi-SP)

17h | Palestra com Raúl Antelo (Teatro Sesi-SP)

18h30 | Lançamento do catálogo da exposição (Livraria)

 

 

INFORMAÇÕES

Data: 07 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: das 15h30 às 18h30

Local: Centro Cultural FIESP – Teatro do SESI-SP

            Av. Paulista, 1313(em frente à estação Trianon-Masp do metrô)

Reserva de ingressos: http://www.sesisp.org.br/meu-sesi *

Transmissão ao vivo pelo site do evento – Fórum Permanente.

Entrada Gratuita

 

* Ingressos remanescentes distribuídos no dia do evento a partir das 13h,no balcão da chapelaria.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É amante das artes, da literatura e cinéfila.