A arte sobre a pele

 

Segundo alguns estudiosos, a tatuagem é mais antiga que a própria humanidade. No livro “Teorias da Tatuagem”, da artista plástica Célia Maria Antonacci Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), cita que um dos intuitos da tatuagem era “registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos."

Com o passar do tempo, a prática foi se difundindo pelos continentes assumindo diferentes finalidades como, por exemplo, rituais religiosos, ornamentação e identificação de escravos e prisioneiros no Império Romano.

napele-600x250

Vários registros à respeito da tatuagem foram identificados ao longo dos séculos. Já no final do século XX, vista até então como uma peculiaridade de marinheiras e presidiários, acabou atraindo o interesse dos jovens. Infelizmente, a sociedade contemporânea ainda não vê com bons olhos a tatuagem. Embora haja discriminação e preconceito com essa prática, muitas pessoas possuem-nas pelo seu corpo.

A tatuagem não deixa de ser uma arte em que o tatuador, como o pintor, deixa impressa sua arte e sua marca na “tela”, a pele. Alguns tatuadores acabam se destacando no meio por suas peculiaridades e dão um show à parte. Dentre eles, cito o paraibano John Monteiro que vem se destacando com seu estilo, que envolve o uso de pontos e efeitos que se assemelham a pinceladas.

john-monteiro01

john-monteiro05

JohnArte_extra

Outro tatuador que também admiro seu trabalho é do japonês Kenji Alucky. As tatoos criadas por Kenji apresentam formas geométricas e tribais, no qual utiliza a técnica de pontilhismos, que surgiu na metade do século XIX na França, com o movimento artístico neoimpressionista.

alucky-4

kenji-alucky-04

d8e8c69d73aceee4fbe4e9ee35ecb113

As tattoos do franco-canadense Yann Black também chama atenção por sua identidade artística. Com seu estilo inconfundível, Black transfere sua arte da tela para a pele a ser tatuada.

vn3rE-940x423

85a110d891080ee255567fcc1dba154b

O polonês Mariusz Trubisz também impressiona com sua técnica e estilo de sombreamento e cores vibrantes.

tatoeages-mariusz-trubisz-4

Mariusz-Trubisz_10

936993_642920842391950_1747768798_n

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.