A costureira de Sonhos

O longa-metragem "Sir", no Brasil intitulado como "A Costureira de Sonhos", exibido durante a  42ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, apresenta uma perspectiva feminina da opressão ainda vivida pelas mulheres na sociedade patriarcal indiana na contemporânea.

"Sir" narra a história de Ratna, interpretada pela atriz Tillotama Shome, uma jovem viúva que trabalha fora com a permissão dos sogros como empregada domestica na casa de Ashwin (Vivek Gomber), membro de uma família muito rica de Mumbai, na Índia, mas que sonha ser uma estilista. Mesmo diante de muitas dificuldades e contra todas as perspectivas de sua origem pobre, Ratna luta como pode para conseguir realizar seu sonho e pagar os estudos da irmã.

Com o recente termino do relacionamento do patrão, Ratna volta às pressas ao trabalho interrompendo seus dias de folga junto à família, que vive numa vila distante de Mumbai. A jovem passa a notar que Aschwin anda depressivo, sem rumo e desistindo de seus objetivos, e, na medida do possível, tenta motivá-lo. Aos poucos, e de forma tímida, vão estreitando laços, e da afeição floresce uma paixão entre ambos.

Sendo o cinema "um microcosmo da  vida social, política, econômica e cultural de uma nação", como bem diz Sumita Chakravaty em "National Identy in Indian Popular Cinema: 1947 – 1987",  a "Costureira de Sonhos" consegue apresentar bem as questões de classes e as condições das mulheres indianas que vivem no país, marcado por uma sociedade machista e patriarcal.

Embora o filme funcione comercialmente, ao meu ver, a diretora e roteirista Rohena Gera peca pelo uso de clichês que, de certa forma, faz com que essas questões abordadas percam força e diluam as tensões; e com isso, acaba reduzindo o impacto que poderia ter provocado se houvesse optado por um caminho menos óbvio. E o que é uma pena.

 

 

 

 

 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha e Coletivo Pausa. É cinéfila, amante das artes e da literatura.

Posted Under
Sem categoria