A fotografia como ferramenta de persuasão

 

É importante ter em mente que existe uma grande diferença entre produzir uma foto e um simples clique.

Na fotografia publicitária, a sua produção fotográfica requer um planejamento minucioso. Embasada em pesquisas, análise do comportamento do público alvo e técnicas, buscam instituir uma relação direta com os desejos, motivações e práticas comuns ao meio social dos indivíduos. Tudo é pensado com a finalidade de criar e transmitir mensagens, conceitos e ideias em que o consumidor irá decodificá-las.

A imagem produzida não vende apenas um determinado produto, mas o sentimento e ideologias que são atreladas a ela. Quando bem planejada, a imagem consegue criar anseios no consumidor antes mesmo dele se quer existir, no qual transforma o objeto em desejo.

giseleversacejeansryanbarrett

2Marion-Cotillard-e-a-campanha-publicitária-de-L.A.dy-Dior

christian-dior-jadore-2011-charlize-theron1

Segundo o crítico de arte, historiador e romancista John Berger na coletânea de ensaios ”Modos de ver”, a imagem “glamourosa” proporcionada pelos “benefícios” de um produto adquirido pelo consumidor leva a inveja de si mesmo pelo que se tornará.

 A imagem é uma das principais ferramentas de persuasão empregada na publicidade.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.