A manipulação da imagem na publicidade

 

A fotografia já foi um retrato fiel da realidade, porém, ao longo dos anos perdeu a sua finalidade e passou a ser guiada por interesses da ordem social dominante.

Usada como instrumento ilustrativo, a publicidade emprega a fotografia para vender uma ideia ou produto. Ela pode despertar desejos, influenciar na opinião do indivíduo e além de expressar uma realidade maquiada pronta para ser consumida.

ipanema_2004_08

4rapunzel

Brad-Pitt-Chanel-No-5-ad

propaganda-mitsubishi

Para que a mensagem seja disseminada de maneira contundente, os benefícios dos produtos são ressaltados em seus anúncios enquanto as fraquezas são omitidas.

Segundo o cientista social da Escola de Frankfurt, Siegfried Kracauer (1995, p.292), até nas mensagens consideradas imaginárias apresenta aspectos da sociedade. Quanto mais distorcida for à realidade, mais correta ela é, pois exprime os mecanismos ocultos da sociedade, dando “forma” aos desejos reprimidos por ela.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.

  • I am now not positive the place you are getting your info, however great topic. I needs to spend a while studying much more or working out more. Thanks for wonderful info I used to be looking for this info for my mission.