[Agenda Cultural] CAIXA Cultural Rio de Janeiro sedia mostra inédita de Dorothy Arzner

A cineasta Dorothy Arzner (1897-1979), que marcou a história do cinema com seus clássicos filmes, como "Quando a Mulher se Opõe" (Merrily we go to hell, 1932), "Assim Amam as Mulheres " (Christopher Strong, 1933), foi a primeira mulher a dirigir durante a Era de Ouro dos estudios de Hollywood, décadas de 30 e 40, passando a integrar o Director’s Guild of America, principal associação de diretores nos Estados Unidos. E não é só na direção que atuou, Arzner também foi montadora e única mulher a receber créditos em um filme pela função.

Em sua homenagem, a Caixa Cultural Rio de Janeiro preparou uma mostra muito especial intitulada "Uma Pioneira em Hollywood", que acontece entre os dias 14 a 26 de janeiro, com exibição de 13 filmes da cineasta e de um documentário que aborda sobre as mulheres pioneiras em Hollywood com a curadoria é de Marcella Jacques e Victor Guimaraes.

A Mostra ainda terá debates com as pesquisadoras Janaína Oliveira, Kênia Freitas, Tatiana Carvalho Costa; sessões comentadas por especialistas e conferência com a pesquisadora feminista e professora da Ohio State University Judith Mayne, maior especialista na obra de Dorothy Arzner.

A programação está imperdível. Programa-se.

 

 

INFORMAÇÕES


Mostra "Uma Pioneira em Hollywood"

Data: de 14 a 26/01 (terça-feira a domingo)

Horários: Consultar programação

Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)

Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h

Classificação Indicativa:14 anos

Informações: (21) 3980-3815

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.

Posted Under
Sem categoria