[Agenda Cultural] Centro Cultural Casarão recebe o espetáculo teatral “Um Banquete para Tamora”

A primeira montagem do espetáculo teatral “Um Banquete para Tamora”, adaptação livre da tragédia shakeasperiana “Titus Andronicus”, tem pré-estreia marcada para o dia 15 de junho, às 20h, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas/SP.

Através de uma linguagem surrealista atemporal, mesclando o steampuk, cyberpunk, barroco, colagem, ready made e assemblage, “Um Banquete para Tamora”, dirigido por Igor Capelatto, narra a história do general Titus, que após 10 longos anos de guerra retorna ao seu reino na companhia de alguns de seus filhos e soldados mortos. Não tendo mais forças para governar, passa o cargo militar ao seu filho Lucius e a Saturninus, membro do senado, o cargo político. Mas em meio às desavenças entre seus inimigos, Aaron e Tamora (e seus filhos), Titus jura vingança.

A peça é fruto de uma profunda pesquisa a respeito dos gestos do doutorado de Igor Capelatto em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp, sob a orientação do prof. Dr. Ernesto Giovanni Boccara, que visa enfatizar o corpo enquanto forma e linguagem (narrativa cultural do corpo) e a subjetividade do gesto (suas variadas interpretações), com base nos estudos da psicóloga Francine Simões e dos filósofos Giorgio Agamben, Walter Benjamin, Vilém Flusser, Umberto Eco, Jean Gallard, entre outros.

“Um Banquete para Tamora” conta o apoio, carinho e dedicação de profissionais voluntários da Região Metroplitana de Campinas e São Paulo composta pelos atores André Luis, A. V. Junior, Jaqueson Luiz Silva, Laura Cesarini, Luis Henrique Bento, Nando Almeida, Max Sawaya, Tiago Monteiro e Tiemi Kimura; e a equipe técnica: Rafael Ghiraldelli (diretor de arte e iluminação); Fernanda Pupo (diretora de arte e ilustração); Álvaro Petersen Jr, Larissa Souza, Marcos Fraga, Tiago Francis da Silva Camargo e Valdemar Queiroz Jr. (cenografia e figurino); Tamiris Silveira (maquiagem), Carlos Cassin (direção musical, temas e concepção); Daniel Chinelatto (mixagem e gravação studio); Fernando Lacerda e Fa Bonilha e as bandas Acron e Jewel Box (músicos convidados); André Farias (direção de produção); Gabriel Marin (consultoria e auxílio bibliográfico); Bueno Neto e Thais Colacino (videografia) e Erica Ribeiro (assessoria de imprensa/mídias sociais). E os apoios culturais estão Unicamp, Instituto de Artes Unicamp, Coletivo Casarão, Bazer Sobrapar, Gráfica & Conviteria Barão Geraldo e MakerLab – Facamp.

O espetáculo “Um Banquete para Tamora” tem entrada gratuita, o espectador que desejar contribuir de forma espontânea pela atração poderá ser feito no chapéu.

 

INFORMAÇÕES

Peça teatral "Um Banquete para Tamora", direção Igor Capelatto

Pré-estreia: dia 15/06, às 20h

Classificação Indicativa: 16 anos

Local: Centro Cultural Casarão – R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N, Campinas – SP

Telefone: (19) 3287-6800

Duração: aprox. 60 min

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É amante das artes, da literatura e cinéfila.

Posted Under
Sem categoria