[Agenda Cultural] Cinemateca Brasileira exibe filmes latinos premiados

O cinema latino-americano vive um grande momento tanto em festivais e premiações internacionais. As produções cinematográficas brasileiras, por exemplo, brilharam na recente edição do Berlinale, premiando filmes como “Tinta Bruta” (Filipe Matzembacher e Márcio Reolon), os documentários “Bixa Travesty (Claudia Priscilla e Kiko Goifman) e “O Processo” (Maria Augusta Ramos) – veja mais detalhes aqui.  Temos o longa-metragem “Uma Mulher Fantástica”, do cineasta chileno Sebastián Lelio, que traz como protagonista Daniela Vega, vencedor de Melhor Filme Estrangeiro, fazendo história no Oscar 2018.

Nada melhor que celebrar esses bons ventos que assistindo produções expressivas latinas. Então, anote na agenda, pois a Cinemateca Brasileira preparou uma programação incrível, que você pode conferir entre os dias 16 a 18 de março. Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão. Imperdível!

Programação completa:

 

Filme: "De longe te observo", de Lorenzo Vigas

Vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza.

Sinopse: Armando costuma caminhar pela cidade buscando se aproximar de rapazes, a quem oferece dinheiro para que o acompanhem até em casa. Um dia, Armando encontra Elder, que lidera uma gangue local. Revoltado e desconfiado por natureza, Elder aceita a proposta, mas, na casa de Armando, o agride e rouba seu dinheiro. Esse é o início de um complexo relacionamento entre os dois, já que Armando volta a procurá-lo e Elder precisa de dinheiro.

Sessões:  

16/03 – Sexta-feira | SALA BNDES | 19:00

18/03 – Domingo| SALA BNDES | 20:00

 

Filme: “No”, de Pablo Larraín

Exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes e vencedor do Prêmio CICAE (Confederação Internacional dos Cinemas de Arte).

Sinopse: Em 1988, o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão.

Sessões:  

16/03 – Sexta-feira | SALA BNDES | 21:00

17/03 – Sábado| SALA BNDES | 19:00

 

Filme: “A Vida Útil – um conto de cinema”, Federico Veiroj

Melhor Filme nos Festivais de Havana e de Cartagena das Índias.

Sinopse: Jorge tem 45 anos de idade e ainda vive com seus pais. Nos últimos 25 anos de sua vida trabalha no departamento de arquivos da Cinemateca de Montevideo, monta a programação de filmes, dá suporte técnico e ainda comanda um programa de cinema em uma estação de rádio. Jorge, cuja única experiência de trabalho é com filmes, perde o emprego. A partir de então, tenta mudar seu modo de vida e se adaptar ao novo mundo que surge à sua frente. Mas, Jorge percebe que são justamente os filmes que irão ajudá-lo a sobreviver.

Sessão:

17/03 – Sábado | SALA BNDES | 21:00

 

Filme: “As Acácias”, de Pablo Giorgelli

Vencedor do prêmio Camera d’Or para melhor diretor estreante no Festival de Cannes e Melhor roteiro no Festival de Havana.

Sinopse: Rubén é um motorista de caminhão solitário que percorre há anos a estrada entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires. Mas a viagem de hoje será diferente: pois em uma parada perto de Assunção, encontra Jacinta, que começa uma viagem que também a levará a Buenos Aires. Rubén descobre que a pequena Anahí, de oito meses, viajará com eles.

Sessão:

18/03 – Domingo | SALA BNDES | 18:00

 

CINEMATECA BRASILEIRA

Local: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino | São Paulo

Contato: (11) 3512.6111

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É amante das artes, da literatura e cinéfila.

Posted Under
Sem categoria