[Agenda Cultural] “Ex-Africa”: um panorama da arte contemporânea africana

A exposição inédita “Ex-africa”, título extraído da obra do escritor Caio Plínio, “Ex Africa semper aliquid novi” (em português “Da África sempre há novidades a reportar”, que está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil São Paulo – CCBB até o dia 16 de julho, apresenta ao público um panorama da arte contemporânea de 18 artistas do continente e identidade africana. Dentre eles estão os brasileiros Arjan Martins e Dalton Paula.

Com a curadoria do alemão Alfons Hug, a exposição reúne 80 obras, incluindo vídeos, fotografias, pinturas, esculturas e performances, divididas entre os eixos: Ecos da História, Corpos e Retratos, Explosões Musicais e Dramas Urbanos.  E o destaque de “Ex-Africa” é a obra do artista ganês Ibrahin Mahama, criador de um imenso cubo com mais de 2 mil caixotes de madeira, onde encontra-se fixados objetos do nosso cotidianos.

Foto de Alexandre Macieira

Obras da artista Leance Rafael Agbodjelou

 Segundo o curador, que também foi diretor do Instituto Goethe em Lagos, na Nigéria, “o continente africano encontra-se em permanente processo de renovação criativa e intenso intercâmbio artístico. Em “Ex Africa” isso fica muito claro. Portanto, quem for conferir a exposição esperando ver trabalhos cheios de referências étnicas, com o estigma do artesanato de aeroporto, com certeza, vai se surpreender".

 

 

INFORMAÇÕES

 

Exposição “Ex-Africa”

Data: até dia 16 de julho

Horários: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro | São Paulo (SP)

Contato: (11) 3113-3651

Entrada Gratuita

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É amante das artes, da literatura e cinéfila.

Posted Under
Sem categoria