A exposição inédita “Ex-africa”, título extraído da obra do escritor Caio Plínio, “Ex Africa semper aliquid novi” (em português “Da África sempre há novidades a reportar”, que está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil São Paulo – CCBB até o dia 16 de julho, apresenta ao público um panorama da arte contemporânea de 18 artistas do continente e identidade africana. Dentre eles estão os brasileiros Arjan Martins e Dalton Paula.
Com a curadoria do alemão Alfons Hug, a exposição reúne 80 obras, incluindo vídeos, fotografias, pinturas, esculturas e performances, divididas entre os eixos: Ecos da História, Corpos e Retratos, Explosões Musicais e Dramas Urbanos. E o destaque de “Ex-Africa” é a obra do artista ganês Ibrahin Mahama, criador de um imenso cubo com mais de 2 mil caixotes de madeira, onde encontra-se fixados objetos do nosso cotidianos.
Foto de Alexandre Macieira
Obras da artista Leance Rafael Agbodjelou
Segundo o curador, que também foi diretor do Instituto Goethe em Lagos, na Nigéria, “o continente africano encontra-se em permanente processo de renovação criativa e intenso intercâmbio artístico. Em “Ex Africa” isso fica muito claro. Portanto, quem for conferir a exposição esperando ver trabalhos cheios de referências étnicas, com o estigma do artesanato de aeroporto, com certeza, vai se surpreender".
INFORMAÇÕES
Exposição “Ex-Africa”
Data: até dia 16 de julho
Horários: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro | São Paulo (SP)
Contato: (11) 3113-3651
Entrada Gratuita

Erica Ribeiro
Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.