[Agenda Cultural] Instituto CPFL recebe a itinerância da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Está em cartaz entre os dias 21 a 30 de outubro, no Instituto CPFL, em Campinas, interior de São Paulo, a itinerância da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, evento que acontece em paralelo com a Mostra. Serão exibidos 11 produções contemporâneas, entre animação e ficção de vários países com estéticas particulares, legendados.

As sessões são gratuitas. Para conferir os filmes é necessário retirar os ingressos uma hora antes da exibição. A seguir, a programação completa. Não perca,  a itinerância deste ano está imperdível. Vem com a gente!

 


"Uma colônia" (A colony), de Geneviève Dulude-de Celles
Sinopse:  Mylia, uma menina tímida de 12 anos, sai da cidade do interior onde cresceu para cursar o colegial em uma escola maior. Ela tenta se adaptar ao ambiente hostil, lidando com os desconfortos e as pequenas vitórias da adolescência. A rotina da garota se transforma quando ela conhece Jimmy, um jovem indígena que mora em uma reserva ambiental próxima e que a ensina a se defender e assumir quem ela realmente é.
Filme vencedor do urso de cristal de Melhor Filme na seção Generation Kplus no Festival de Berlim 2019.
Classificação indicativa: 10 anos.
Data/horário: 21/10, às 19h

 

"Viúva do silêncio" (Widow of silence), de Praveen Morchhale
Sinopse: Na caxemira repleta de conflitos, uma viúva mulçumana se encontra numa crise, ao lado da filha de 11 anos e da sogra doente, enquanto tenta conseguir com o governo o atestado de óbito do marido. Agora, ela precisa buscar forças para sair dessa situação impensável e absurda.
Classificação indicativa:
Data/horário: 22/10, às 19h

 

"Cartas para Paul Morrissey" (Letters to Paul Morrissey), de Armand Rovira
Sinopse: A narrativa é composta pelas histórias de diferentes personagens: um símbolo sexual do cinema underground, dois amantes amaldiçoados, um homem que busca salvação, uma atriz malsucedida e uma japonesa com uma misteriosa doença. Embora diversas, todas essas histórias têm algo em comum, o cineasta Paul Morrissey.
Classificação indicativa: 14 anos
Data/horário: 23/10, às 19h

"O carcereiro" (The warden), de Nima Javidi
Sinopse: Em 1966, uma prisão no sul do Irã precisa ser evacuada porque um novo aeroporto está sendo construído perto dali. Jahed, o carcereiro do local, está encarregado pela transferência dos presos para uma nova penitenciária. mas ele logo é avisado que um detento sentenciado à morte desapareceu.
Classificação indicativa: 14 anos
Data/horário: 24/10, às 19h

 

"A fantástica viagem de Marona" (Marona’s fantastic tale), de Anca Damian
Sinopse: Vítima de um acidente, uma cachorrinha se lembra dos diferentes tutores que amou incondicionalmente. Com sua empatia infalível, Marona trouxe leveza e inocência a cada um dos lares em que viveu.
Classificação indicativa:
Data/horário: 25/10, às 19h

 

"Boy meets gun" (Boy meets gun), de Joost Van Hezik
Sinopse: Maarten sente que está levando a vida em modo automático: seu casamento é apenas suportável, seus filhos são saudáveis, seu emprego como professor em uma universidade deixou de ser desafiador. Um dia, Maarten está no mercado e o local é assaltado. De alguma forma, ele termina em posse da arma do assaltante e a leva para casa. Só o fato de ter um armamento ali dá a Maarten a coragem que ele precisa para enfrentar os problemas. Porém, viciado nesse poder, o homem logo começa a carregar o revólver com ele. tudo piora quando o verdadeiro dono da arma o encontra.
Classificação indicativa: 16 anos
Data/horário: 26/10, às 19h

Ninja xadrez (Checkered ninja), de Anders Matthesen, Thorbjørn Christoffersen
Sinopse: Alex é um jovem que cursa o oitavo ano do colégio e que precisa lidar com dramas comuns aos adolescentes: o relacionamento com o irmão postiço e o padrasto, a paixão pela colega Jessica e o bullying que sofre de Glenn na escola. Um dia, Alex ganha um presente curioso de seu tio, que viajou à Tailândia: um boneco ninja com roupa xadrez. Logo, ele descobre que o boneco está vivo, e o brinquedo o ajuda a resolver seus problemas cotidianos. Mas tudo piora quando o garoto nota que o boneco, na verdade, está possuído por um espírito antigo do Japão e que tem a missão tenebrosa de se vingar de Phillip Eppermint, responsável pela morte de uma criança na Tailândia.
Classificação indicativa: livre
Data/horário: 27/10, às 17h

 

"Aurora", de Miia Tervo
Sinopse: Aurora é uma manicure solteira que adora sair e beber. O sonho dela é se mudar da Finlândia, mas a falta de dinheiro — por causa do alcoolismo e pelo fato de ter sido despejada de seu apartamento — faz com que esse objetivo fique distante. O iraniano Darian, por sua vez, sonha em poder morar na Finlândia, mas precisa do visto para ele e a filha de nove anos. Uma noite, os dois se conhecem. Ele quer se casar com ela, mas Aurora tem outra ideia: por três mil euros, ela o ajuda a encontrar uma esposa finlandesa.
Classificação indicativa:
Data/horário: 27/10, às 19h

 

"Apagada (Erased)", de Miha Mazzini
Sinopse: Ana dá à luz no hospital local e tudo ocorre bem. O único problema é com a papelada —o arquivo dela não está no computador—, mas isso é considerado apenas uma perda temporária de dados, provavelmente causada por uma falha técnica. Em poucos dias, no entanto, Ana se vê em uma teia de burocracia de proporções kafkianas. Ela é forçada a deixar a filha recém-nascida sozinha no hospital, sem o direito de visitá-la até que tudo esteja resolvido. De repente, Ana passa a ser uma estrangeira, apesar de ter vivido na Eslovênia durante a vida toda. Legalmente, ela não existe, então, sua filha é uma órfã. E órfãos são colocados para adoção.
Classificação indicativa: 14 anos
Data/horário: 28/10, às 19h

"Apenas 6.5 (Just 6.5)", de Saeed Roustaee
Sinopse: Samad é um policial da força-tarefa antinarcóticos que trabalha em uma cidade repleta de viciados em drogas, muitos deles moradores de rua. Samad consegue prender Nasser, um procurado traficante local. Ele é sentenciado à morte, mas, antes de sua execução, o policial descobre que Nasser foi, na verdade, forçado a se envolver com o crime por causa das péssimas condições de vida. Ele então passa a acreditar que as prisões e execuções que realizou foram todas em vão.
Classificação indicativa: 14 anos
Data/horário: 29/10, às 19h

"Oleg", de Juris Kursietis
Sinopse: Oleg é um jovem açougueiro nascido na Letônia. Ele chega a Bruxelas na esperança de ter uma vida melhor. Sozinho em um país ao qual não pertence, o rapaz, rapidamente, fica sob o jugo de Andrzej, um criminoso polonês.
Classificação indicativa: 16 anos
Data/horário: 30/10, às 19h

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha e Coletivo Pausa. É cinéfila, amante das artes e da literatura.

Posted Under
Sem categoria