[Agenda Cultural] Instituto Pavão Cultural sedia a exposição Mãe Preta

A exposição “Mãe Preta”, que fica em cartaz no Instituto Pavão Cultural até o dia 18 de abril, advém da pesquisa das artistas visuais, a suiça-brasileira Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, que aborda a memória da escravidão no Brasil através do questionamento do olhar habitual sobre as imagens de arquivos históricos da maternidade negra, bem como suas reverberações na contemporaneidade e lutas das mulheres negras contra o racismo e a violência operada pelo Estado branco patriarcal.

As artistas apropriam-se dessas imagens, e realizam intervenções que provocam o observador. A exposição ainda conta com vídeo-instalação, igualmente potente, intitulado “Modos de Fala e Escuta”, que dá voz a mulheres e mães negras através de depoimentos realizados em parceira com mães negras do Rio de Janeiro e com lideranças femininas do Quilombo Santa Rosa dos Pretos, no Maranhão. Não há como sair ileso.

A visitação espontânea está sujeita ao controle de no máximo 15 pessoas por horário, ou podem ser agendadas previamente pelo whatsapp do Instituto. Lembrando que o uso da máscara é obrigatório.

 

 

INFORMAÇÔES  

 

Exposição “Mãe Preta”

Artistas: Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa

Data/horário: 19/02 a 18/04/2021 de quarta à sábado das 14h às 20h

Agendamento: 19 9963 4104 (whats)

Local: Instituto Pavão Cultural – Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária – Campinas

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.

Posted Under
Sem categoria