[Agenda Cultural] MAMAN Recife apresenta exposição que reúne obras e performances de artistas brasileiros e alemães

O MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, situado em Recife, Pernambuco, sedia a exposição bilateral “Completely Knocked Down" – título que designa um termo técnico que define um conjunto de partes completamente desmontadas de um único produto – , conectando artistas brasileiros e alemães de várias gerações numa construção coletiva.

Idealizado por Rebekka Kronsteiner e Francisco Valença Vaz, o evento ainda apresenta  um Ateliêr Aberto, oportunidade incrível de poder acompanhar o processo de criação dos artistas envolvidos no projeto – Márcio Almeida, Paulo Bruscky, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Sílvio Hansen, Tobias Heine, Rebekka Kronsteiner, Maria do Carmo Nino e Francisco Valença Vaz – e seus desdobramentos.

No decorrer da programação do  "CKD – Completely Knocked Down – Recife Bremen Connection”, o público também poderá conferir o "Contêiner Sinfonia", em que os artistas realizarão em conjunto  uma ação efêmera potencializando a conexão entre Conteiner e as obras expostas no MAMAM. A performance, de apresentação única, será gravada e usada como trilha da exposição no período em que estiver em cartaz.

Haverá também encontros enriquecedores: um é o "Seminário Leitura Performance", com a participação dos noves artistas que integram a exposição, que acontece no Centro de Artes e comununicação da Universidade Federal de Pernambuco; o outro,  "A Mídia é o Meio",  nada mais é uma roda de conversa com Rebekka Kronsteiner e Francisco Valença Vaz, idealizadores do projeto, direcionada a artistas, estudantes  de artes e pessoas interessadas.

Para fechar o "CKD – Completely Knocked Down – Recife Bremen Connection”, será lançado um catálogo como resultado adicional da colaboração entre os artistas brasileiros e alemães, contendo textos de teóricos da arte de ambos os países; um conteúdo independente do material exposto.

 

Confira a programação completa:

Data: 03/03 a 08/03

14h às 17h – Atelier Aberto (aberto ao público)

Local: MAMAM – R. da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife – PE

Data: 18/03

19h – Abertura da Exposição "Completely Knocked Down – Recife Bremen Connection” com performance do artista plástico e poeta  visual Silvio Hansen e o artista multimídia e poeta visual Paulo Bruscky

Local: MAMAM – Rua da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife – PE

Data: 18/03 a 03/05

12h às 18h (terça a sexta) –  exposição aberta ao público

13h às 17h (sábado e domingo)  – exposição aberta ao público

Data: 14/03

15h – Contêiner Sinfonia

Local: Boulevard Rio Branco – Avenida Rio Branco – Recife Antigo – PE

Data: 20/03

9h às 12h – Seminário Leitura Performance

Local: Centro de Artes e Comunicação da UFPE – Av. Arquitetura, s/n – Cidade Universitária.

Data: 21/03

15h – Visita Guiada.

Os artistas integrantes do projeto conduzirão uma visita guiada pela exposição no MAMAM

Local: MAMAM – R. da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife – PE

Data: 25/03

15h – Meio é Mídia. Roda de conversa com os idealizadores do projeto/exposição: Rebekka Kronsteiner e Francisco Valença Vaz.

Local: Auditório do MAMAM

Data: 26/03

10h – Trabalhos Gráficos. O artista Wolfgang Hainke apresenta seus livros e discute sobre a influência gráfica impressa em seus trabalhos. 

Local: Auditório do MAMAM

Data: 28/03

15h – MAMAMAMAMAMAM. Discursos livres, palestras e apresentações

Local: Auditório do MAMAM

Data: 03/05

16h – Lançamento do catálogo "CKD – Completely Knocked Down" – Recife. Catálogo envolvendo os trabalhos artisticos dos integrantes do projeto durante processo do evento registrado pelas lentes das fotógrafas Roberta Guimarães e Hannah Wolf, contendo também textos teóricos da arte de ambos países.

 

 

INFORMAÇÕES

 

EXPOSIÇÃO “CKD – COMPLETELY KNOCKED DOWN”

Abertura: 18/03, às 19h

Visitação: 18/03 a 03/05, de terça a sexta, das 12h às 18h// sábados e domingos, das 13h às 17h

Artistas: Márcio Almeida, Paulo Bruscky, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Sílvio Hansen, Tobias Heine, Rebekka Kronsteiner, Maria do Carmo Nino e Francisco Valença Vaz

Fotógrafas: Hannah Wolf e Roberta Guimarães

Local: MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da Aurora, 265 – Boa Vista – Recife – PE

Entrada Gratuita

 

**********************************************

ATENÇÃO

Devido a pandemia do Covid-19, anunciada no dia 12/03 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sugerimos que confirme se o evento sofreu ou não alteração de data. Deixamos abaixo o contato do MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães.

Contato:  (81) 3355-6871

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.