[Agenda Cultural] Rabeca Cultural sedia encontros de cinema e psicanálise

Os encontros do “Chá, Cine e Psicanálise”, organizado e realizado pela Casa da Crítica, Capuccino Produções e Rabeca Cultural, acontecem no primeiro domingo do mês, às 17h, de outubro a janeiro de 2020, e trazem uma seleção de ótimos filmes de dramas psicológicos que abordam questões da vida humana.

E não fica por aí. Ao termino de cada sessão um bate-papo com a presença do professor, cineasta e pesquisador de Lacan, Dr. Igor Capelatto, sempre acompanhado com deliciosos chás e comes temáticos de acordo com o tema do encontro, que também poderão ser conferidos ao vivo, online, pelo Canal da Casa da Crítica. O evento é gratuito.

Confira a seguir programação completa do “Chá, Cine e Psicanálise” e programa-se, está imperdível.

Domingo 06/10, às 17h

Filme: “Cisne Negro”, do cineasta Darren Aronofsky
Sinopse: Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes".
Tema: Metamorfose – o bate-papo sobre a metamorfose humana na relação com a esquizofrenia por meio da pressão sócio-familiar que cria a obrigação em sermos um outro que não somos, e jamais seremos.

 

Domingo (novembro – data à confirmar), às 17h

Filme: “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, da cineasta Lynne Ramsay
Sinopse: Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.
Tema: Cuidado, afeto e limites – o bate-papo abordará sobre o cuidado, afeto, limites e toda relação afetiva por meio do desejo, e como o não desejo constrói na primeira infância situações que podem resultar em psicopatias ou sociopatias.

 

Domingo 01/12, às 17h

Filme: “7 Minutos Depois da Meia Noite”, do cineasta Juan Antonio Bayona
Sinopse: Narra a história de um garoto que se sente invisível. Connor tem uma vida cheia de problemas, a mãe  com câncer, a avó  que não gosta muito dele, um pai ausente e os colegas de escola não o deixam em paz. Seu único amigo é um monstro-árvore com quem se encontra todas as noites para contar e ouvir histórias.
Tema: A importância do simbólico – o bate-papo abordará sobre a importância do simbólico na vida humana, no imaginário da criança e do adulto. E como a Fase do Simbólico no desenvolvimento humano é necessária para a percepção e relação com o (mundo) Real.

 

Domingo 12/01, às 17h

Filme: “O Farol das Orcas”, do cineasta Gerardo Olivares
Sinopse:Beto mora na Argentina e é um homem solitário que trabalha como guarda florestal num Parque Nacional. Lola é espanhola e é mãe de Tristán, um menino de onze anos, autista. Depois de ver Beto num documentário, desesperada, Lola vai com o filho para Argentina em busca de ajuda. Um pouco relutante no início, Beto concorda em ajudar Tristán.
Tema: A escuta do outro – o bate-papo abordará sobre a importância escutar as pessoas, de modo a compreendê-las. E também como lidar com as questões do outro numa angustiante e inquieta relação, e a importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil.  


INFORMAÇÕES

Chá, Cine e Psicanálise
Datas: 06/10, 03/11, 01/12 e 12/01
Horário: 17h
Local: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas, Campinas
Contato: (19) 997206186
Entrada Gratuita

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha e Coletivo Pausa. É cinéfila, amante das artes e da literatura.

Posted Under
Sem categoria