Animações singelas e críticas marcam publicidade da Chipotle Mexican Grill

 

O uso da animação na publicidade tornou-se popular e passou a oferecer as marcas uma nova expressividade, além de apresentar um universo lúdico e onírico à dimensão narrativa que, de forma criativa e bem planejada, pode valorizar e diferenciar os produtos e/ou serviços dos concorrentes ou até mesmo vender uma ideia.

Um exemplo é a rede de restaurantes americana Chipotle Mexican Grill que, desde 2011, tem apresentado uma comunicação bem mais crítica em relação à industrialização alimentícia através de belíssimas animações singelas e enredo tocante. Como vemos no primeiro filme publicitário da rede, titulado “Back To The Start”, lançado em 2011, embalado pela famosa música “The Scientist”, do Coldplay, que ganha uma nova versão na voz de Willie Nelson.

A segunda produção, titulado “The Scarecrow”, de 2013, traz como personagem um espantalho que percebe que vive num mundo onde a maior parte dos alimentos é industrializada e os animais tratados como meras “máquinas”, que conta a bela voz da cantora Fiona Apple em sua trilha sonora. O vídeo teve mais de 16 milhões views.

A outra animação, "A Love History", lançada em julho deste ano, mostra que a ganância e a sede por sucesso pode transformar uma ideia de negócio em algo destrutivo ao som de “I Want It That Way”, da banda Back Street Boy, na voz de Brittany Howard, do Alabama Shakes.

Embora os vídeos sejam belíssimos, impactantes e muito bem produzidos, a rede anda por uma linha tênue entre comercializar produtos com carne e, ao mesmo tempo, pregar uma preocupação com os animais. Por traz da aparente "preocupação"  e “respeito aos animais”, que permeia o enredo das três produções, o intuito aqui é apenas evidenciar seus pontos fortes frente as outras empresas do segmento, pois o destino desses animais serão o mesmo. 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.