As obras do alto sertão nordestino

O cotidiano e as lendas folclóricas do sertão nordestino se encontram nas esculturas incríveis do artista Cícero Alves do Santos, mais conhecido como Véio.

Nascido no alto sertão de Sergipe, Véio já transformava, desde criança, a matéria-prima em arte. Da cera de mandaçaia aos troncos de madeira dispostos na natureza, o artista sopra vida à matéria bruta ao dar formas, cores e significado. 

Grande, pequenas ou miniaturas, as peças sempre apresentam aspectos rústicos, peculiaridades típicas do sertão brasileiro, com uma estética própria. Embora as esculturas tragam a leitura da realidade em que o artista está inserido, a força e história de cada peça têm um alcance universal.

11-veio201410296821

VeioArt

Independente da forma e tamanho, elas impactam observador. Há uma ligação muito forte entre artista-natureza que estão impressas nas peças, além de carregar consigo muitos significados. O seu olhar e simplicidade resgatam a história de um povo. Sua arte traz uma força inexplicável que me tocou profundamente. 

Além de ter peças expostas até no exterior, elas também pode ser vistas no “Museu do Sertão”, criado pelo próprio artista, situado em Sergipe, ao lado de seu ateliê. Acesse aqui para conferir outras obras. 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.