Canções de Adoniran Barbosa inspiram a criação de HQ

 

“Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã,
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã.

 

Adoniran Barbosa é considerado um dos compositores mais expressivos da música popular brasileira. Canções como “Trem das Onze” – trecho que abre a matéria -, “Saudosa Maloca”, “Iracema”, "Tiro ao Álvaro" e entre outras, retratam o povo humilde e descriminado que, diante das adversidades da vida, lutam para sobreviver numa sociedade hostil.

Embalado em suas belíssimas canções nasce um projeto muito interessante que, por sinal, me chamou a atenção. Fã desse grande mestre, compartilho aqui a criação da HQ “Quaisqualigundum”, ideia de Roger Cruz, que trabalhou em algumas HQ´s da Marvel Comics (Wolverine, X-Men e Homem-Aranha, etc), com arte de Davi Calil.

Quais3Blog

As tramas narradas nas histórias da HQ “Quaisqualigundum”, cujo título faz alusão à canção “Trem das onze”, tem como pano de fundo o subúrbio de São Paulo, mas precisamente o bairro do Bexiga, Mooca e o Brás entre as décadas de 70 e 80.

Colorida à mão, as ilustrações ganham vida com pinceladas de tinta guache e aquarela nas mãos de Davi Calil. A HQ da dupla também conta com um texto introdutório escrito pelo rapper Emicida, fã do artista e de histórias em quadrinhos.

Veja a seguir algumas imagens internas da HQ “Quaisqualigundum”:

QUAIS_034

QUAIS_058

5-mané

Um trabalho incrível que mergulha no universo cultural e musical de um dos grandes artistas brasileiros. Uma bela homenagem à Adoniran Barbosa e a música popular brasileira.