Cannes, a vitrine cinematográfica


Finalmente chegou um dos eventos mais prestigiados e famosos do cinema, o Festival de Cannes 2013, criado em 1946 por iniciativa de Jean Zay, ministro da Instrução Pública e de Belas Artes.

O Festival deste ano acontece hoje, 15, e quem assume a presidência do júri é o cineasta Steven Spielberg.  Os diretores Ang Lee, Naomi Kawase, Cristian Mungiu, Lynne Ramsay e os atores Christoph Waltz, Nicole Kidman, Vidya Balan e Daniel Auteuil formam o corpo de jurados.

Para abertura da 66ª edição, em sessão hors concours, o público irá conferir o aclamado longa-metragem “O Grande Gatsby”, baseado no clássico de F. Scott Fitzgerald, do cineasta Baz Luhrmann, estrelado pelo atores Leonardo de Capri e Carry Mulligan.

cn_image.size_.great-gatsby-leonardo-dicaprio

Na competição pela Palma de Ouro estão os novos filmes de grandes cineastas como Steven Soderbergh, Alexander Payne, Nicolas Winding Refn, Takashi Miike, os irmãos Coen e Roman Polanski, que volta novamente ao Cannes após ter sido premiado com o filme “O Pianista”, em 2002.

O interessante é que há uma presença mais expressiva de filmes hollywoodianos nos últimos anos no festival, e nesta edição 1/4 estão na competição. São eles “The Immigrant”, de James Gray; “Behind the Candelabra”, de Steven Soderbergh; “Inside Llewyn Davis”, de Joel e Ethan Coen; “Nebraska”, de Alexander Payne e “Only Lovers Left Alive”, de Jim Jarmusch.

O Brasil marca presença na programação paralela do evento com os curtas “Pouco Mais de Um Mês”, de André Novais Oliveira, que será exibido na Quinzena dos Realizadores. O “Pátio”, de Aly Muritiba, premiado no É Tudo Verdade, terá sessão na Semana da Crítica. Os outros curtas brasileiros que foram selecionados estarão Short Film Corner, um espaço criado com o intenção de estimular a troca de informações e experiências entre curtametragistas de várias partes do mundo.

Os vencedores de Festival de Cannes serão anunciados no dia 26 de maio e a exibição do filme “Zulu”, de Jérôme Salle, encerrará o evento.

Acompanhe as novidades do evento aqui no EntreLinha.

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.