“Céu de Querubins”: testemunhas de uma jornada

O “Céu de Querubins”, dirigido pelo documentarista e fotógrafo Gustavo Malosso, é um filme independente bem interessante, que apresenta o processo de criação da obra “Céu de Querubins” do artista plástico Aecio Sarti, sobre uma lona de 12×8 metros e a transição da funcionalidade original desse material a uma manifestação artística

Conhecido por reutilizar a lona de caminhão como sua matéria-prima, Sarti leva para essa imensa tela imagens de anjos considerados mensageiros e da justiça divina. A pintura traz como temática a fé. "A fé das pessoas que a lona encontra no caminho, dos caminhoneiros que passam muitos perigos nas estradas”, como menciona no filme.

Cenas do documentário "Céu de Querubins"

Vemos, em paralelo, a produção de potes de barros, que servem de armazenamento de água, feitos por mulheres de uma pequena comunidade sertaneja, na Bahia. Posteriormente, acompanhamos a jornada da lona como uma imensa tela a céu aberto cobrindo uma carga de potes até outras regiões vizinhas e a atividade dos caminhoneiros, que trocam esses objetos pelos novos. De lá, são levados para sudeste e ganham nova função, objetos de decoração.

Testemunhamos, ao longo do filme, duas realidades bem distantes: o mar de Paraty e a terra seca e a escassez de água no sertão baiano, mas que acabam conectando-se justamente pelo movimento de transformação.

Cenas do documentário "Céu de Querubins"

“Céu de Querubins” apresenta uma bela fotografia e utiliza-se do efeito de time lapse – técnica muito vista em documentários relacionados à natureza – em momentos específicos para evidenciar a passagem de tempo, mas, ao mesmo tempo, esse movimento e mudança também dialogam com a lona rústica em arte e os potes de barros em objetos decorativos.

O filme foi vencedor na categoria "Melhor Documentário Curta-Metragem" do Festival de Cinema de Santa Monica – EUA e no Festival de Cinema de Poços de Caldas, além de Melhor Roteiro e Direção. Indicado ao “Award of Merit” pelo Best Shorts Competition e “Award of Excellence” pelo The Indie Fest Film Awards, entre outros prêmios e menções honrosas em  festivais nos Estados Unidos, Indonésia, Rússia, Argentina e Brasil.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.