Cinema na tela e na pauta

Por Jaiana Garcia, jornalista.

Depois de perder o incentivo a um dos principais festivais de cinema do interior do Rio Grande do Sul – o Santa Maria Vídeo e Cinema -, Santa Maria retoma as exibições e discussões de produções cinematográficas regionais. O pontapé inicial aconteceu durante a Mostra de Cinema de Santa Maria, que aconteceu na última semana, durante o 3º Fórum Arte, Cinema e Audiovisual, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A cidade que produz, no mínimo, três curtas-metragens experimentais de estudantes por ano, além das produções profissionais independentes, e que tem no currículo dois longas-metragens, merecia uma retomada do contato do público com a sétima arte e seus realizadores.

Cena extraída do filme "Frequências do Interior", de Neli Mombelli

Cena extraída do filme "Frequências do Interior", de Neli Mombelli

Durante dois dias, diretores, produtores, atores e o público assistiram e discutiram sobre os modos de fazer do cinema local. Foram exibidos 11 curtas, de épocas distintas, de diretores de várias gerações e que mostram a multiplicidade de talentos formados na cidade.

“Ao escolher os filmes da mostra, priorizamos elementos que contassem também a trajetória do cinema aqui da cidade e da região. Trouxemos desde produções mais antigas, com 15, 10 anos, às mais atuais”, explica um dos organizadores da mostra, Gilvan Dockhorn.

A ideia é que, a partir da mostra, um novo cineclube entre em atividade. O Cineclube da Boca – uma referência ao nome carinhoso dado à cidade, “Santa Maria da Boca do Monte” – já tem exibições previstas para o mês de dezembro. A partir de 2017, as sessões cineclubistas serão semanais, priorizando sempre os filmes locais, regionais e alternativos.

[Cena extraída do filme "Tabaré Inácio", de Luiz Alberto Cassol

Cena extraída do filme "Tabaré Inácio", de Luiz Alberto Cassol

“Fiquei muito impressionada com a qualidade das produções. Uma pena que o grande público fique sem acesso a essas obras.Sempre curti muito o cinema local, espero que agora a gente tenha continuidade nas exibições”, avalia a artista visual Denise Xavier Gonçalves, 50 anos.

 

Curtas exibidos na Mostra de Cinema de Santa Maria:

•    "Tabaré Inácio", de Luiz Alberto Cassol

•    "EmSaias", de Luiz Carlos Grassi

•    "Nanico e Boca Braba", de Christian Lüdtke e Thiago Krening

•    "Homem Arroz", de Fabrício Koltermann

•    "Pergunte Pras Quem Esteve Aqui", de Julia Machado

•    "Espelho Hexagonal", de Maurício Canterle

•    "Última Trincheira", de Rondon de Castro

•    "Vagas Lembranças da Hora de Minha Morte", Leonardo Roat

•    "Sob a Ótica dos Deuses", de Gelton Quadros

•    "Frequências do Interior", de Neli Mombelli

•    "Do Amor: Pequenas Coisas", de Fran Rebelatto
 

Autor Convidado

Gostaria de ter seu texto publicado no Entrelinha Blog? Entre em contato com a gente!