Criatividade em prol da vida

Por Livya Avelar, redatora e publicitária

Acredito que você descobre que gosta de verdade do que faz quando percebe que pode acrescentar algo útil à vida das pessoas. Este deve ser o sentimento de um médico após uma cirurgia bem sucedida, ou de um professor que consegue fazer com que seu aluno entenda algo que antes parecia ser tão complexo.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível usar a publicidade para mudar positivamente a vida das pessoas. Por mais que grande parte das mensagens publicitárias foquem apenas no consumismo e na criação de necessidades, há uma série de criativos que estão tomando caminhos diferentes e levando o consumidor a refletir sobre aspectos sociais e comportamentais que vão além da simples exposição de seus produtos.

Como parte de uma campanha desenvolvida para a Samsung, a agência Cheil Worldwide conseguiu aliar os objetivos comerciais de um de seus clientes com uma forma muito humana e bonita de passar uma mensagem positiva para as pessoas e até mesmo ajudá-las a salvar suas vidas. Isso mesmo, literalmente.

A ação foi realizada na Coreia do Sul, país com uma das taxas mais altas de suicídios do mundo, são 15 mil em um ano, uma média de 43,5 mortes por dia (dados de 2011). As pontes que ficam sobre o Han River, na cidade de Seul são conhecidas por serem palco de um grande número de suicídios. Dentre as 23 a Ponte Mapo é a pior, com 17,2% dos casos.

O desafio era mudar este cenário, para isso, foram instalados sensores no gradeamento, assim as luzes ligavam a cada vez que passasse alguém por ele. Nos locais iluminados surgiam pequenas mensagens, como se a ponte estivesse falando para as pessoas.

Durante os mais de 2 mil quilômetros de ponte e nas 20 mensagens diferentes, nada de ensinamentos ou conselhos, apenas palavras simpáticas ou inspiradoras, do tipo “Como você tem estado?”, ou então “O que tem te chateado?“, assim como letras de músicas, piadas, fotos de pessoas sorrindo ou outras frases que levassem as pessoas a desistir de tirar a própria vida naquele momento.

Resultado: a ação ajudou a reduzir o número de tentativas de suicídio em 85% durante o período de setembro a dezembro de 2012.

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Esta ideia inspiradora também rendeu bons frutos à agência. Além da repercussão em diversos canais de TVs e jornais, nos prêmios CLIO Awards e Ad Fest, no Festival de Cannes deste ano, eles faturaram a categoria Titanium & Integrated, Promo & Activation, PR, Outdoor, PR, Direct, Media, Design. O total de prêmios foi 1 Titanium, 2 Gold, 2 Silver e 4 Bronze.

Esse é o tipo de atitude que nos motiva a acreditar que a melhor forma de comunicar é enxergar que do outro lado existem pessoas, com sentimentos, emoções, história e vida.

 

 

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