Cultura folclórica brasileira vira série de animação

O folclore, palavra de raízes saxônicas que significa sabedoria do povo, é um conjunto “das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social”.

Com o intuito de reforçar a importância cultura popular brasileira, o ilustrador e escritor piauiense Romont Willy desenvolveu um projeto e independente, em parceira com outros escritores e produtores, de lançar uma série de curta-metragem de animação direcionado ao público infanto-juvenil.

A série insere o Saci Pererê contracenando com personagens da literatura infantil quanto de outras culturas. A primeira animação, titulada “A Lenda”,  apresenta peculiaridades do cinema mudo e mostra o Saci dialogando com o Gênio da Lâmpada, personagem representativo dos contos árabes. 

Confira o curta:

A proposta do projeto de Romont Willy é muito bacana e importante tanto para a preservação e disseminação de elementos culturais brasileiros às novas gerações. As novas animações, que ainda não tem data prevista de lançamento, poderão ser conferidas no canal do ilustrador (clique aqui). 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É amante das artes, da literatura e cinéfila.