[DMD] “O Idealista”: thriller político traz o jornalismo investigativo

O longa-metragem “O Idealista” é um suspense político baseado em fatos reais, dirigido pela cineasta dinamarquesa Christina Rosendahl, que traz para as telas o bom e velho jornalismo investigativo, assemelhando-se ao premiadíssimo “Spotlight – Segredos Revelados”, do diretor Thomas McCarthy, ao qual discutimos aqui no EntreLinha (veja aqui).

Em “O Idealista”, o jornalista de uma estação de rádio local, Poul Brink, interpretado pelo ator Peter Plaugborg, narra a investigação a cerca de um desastre ocorrido durante no auge da Guerra Fria, quando o bombardeiro americano B52, carregado com armas nucleares caiu na base aérea dos Estados Unidos, em Thule, na Groenlândia, território controlado pela Dinamarca.

Dias após o evento, os governos responsáveis enviam centenas de trabalhadores para ajudar na operação de limpeza denominada "Project Crested Ice", afirmando que tudo estava sob controle. Mas, no entanto, Brink encontra evidências bem suspeitas relacionadas ao acidente e vai à busca da verdade para revelar o segredo que se esconde por trás desse episódio.

“O Idealista” é um filme interessante e instigante, que mescla o ficcional com o documental dando mais peso a narrativa fílmica. Confira o trailer:

Exibido na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2015, ano do seu lançamento, "O Idealista" não chegou a circular no circuito comercial. Agora é possível conferir através do Vivo Play, NET Now e VOD Looke, distribuído pela DMD Limited, parceiro do EntreLinha. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do cinema dinamarquês contemporâneo e, é claro, o trabalho da diretora Christina Rosendahl.

 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É amante das artes, da literatura e cinéfila.