Embalagem, a vendedora silenciosa

 

A embalagem é um instrumento muito explorado atualmente. Com o desenvolvimento da indústria e do comércio, a sua função vai muito além de proteger, preservar e promover o produto.

Considerada uma vendedora silenciosa no ponto de venda, a embalagem exerce forte papel no mix de marketing, que passa de parte integrante do produto para se tornar o produto. Além de ser o elo fundamental na comunicação entre consumidor, produto e a marca.

Ela comunica o significado da marca através de elementos como forma, cor e rótulo, e carrega consigo valores emocionais que acabam sendo bem objetivo como a identidade, personalidade, fidelidade do consumidor pela marca.

O design de uma embalagem também tende a influenciar o consumidor no momento de escolher um determinado produto no ponto de venda. Há empresas, principalmente do mercado de varejo, que apostam no design e aspectos gráficos semelhantes aos líderes do segmento que atuam como forma de estratégia para pegar aqueles clientes desatentos no momento da compra.

Porém, tem aquelas que se preocupam em buscar no design de embalagem um diferencial a mais com o intuito de atrair a atenção de consumidores mais exigentes e que procuram novidades, além de agregar valor ao produto, destacar-se dos demais concorrentes e facilitar as vendas do produto.

Uma embalagem criativa pode fazer toda diferença. Confira:

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Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.