Floripa recebe o evento “Pinhole Day”

Apaixonados por fotografias, fiquem antenados! Até o dia 30/04 (domingo) acontece em Florianópolis (SC) o Pinhole Day, evento que celebra o Dia Internacional da Fotografia Pinhole e tem como intuito difundir a fotografia artesanal.

A câmera Pinhole é um dispositivo que não utiliza lentes, como vemos nas câmeras fotográficas, mas sim um pequeno orifício por onde se capta a imagem externa. Elas podem ser feitas com diversos materiais como latas, caixas ou até mesmo com adaptação de câmeras fotográficas convencionais.

Câmera Pinhole de Lata de Sardinha, da designer Luiza Braga

A programação inclui oficinas, projeções, varais fotográficos, conversas e trocas de experiências encerram no domingo, 30/04, que é o Dia Internacional da Fotografia Pinhole. O Pinhole Day é um evento que ocorre em mais de 70 países, sempre no último domingo de abril.

 

Confira a programação:

 

Oficina de Construção de Câmera Escura

Data/Horário: 24/04 (terça-feira), das 14h às 17h

Local: Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (Rua Conselheiro Mafra, nº 656, Centro)

Obs.: oficina destinada especificamente a professores de artes da Rede Municipal de Florianópolis, e tem como objetivo a propagação e difusão desta prática no ensino das artes.

 

Ação Dentro da Foto

Instalação organizada pelo Duo Arte e Produção, NEFA – Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte, Grupo de Pesquisa, Educação, Arte e Inclusão, Sopro Coletivo, BC Foto Festival e Floripa na Foto Festival de Fotografia.

Data/Horário: 25/04 (terça-feira), 9h às 12h e das 13h30 às 16h

Local: Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA (R. João Pinto , 30, sala 607, Centro)

 

Oficina de Pinhole Digital

Retratos (Construção de câmaras escuras com cartolinas/ Adaptação da câmera digital para câmera pinhole/ Produção de retratos fotográficos). Pré-requisito: ter acima de 15 anos, possuir câmera digital com lente (objetiva) intercambiável – que possa ser retirada do corpo da câmera.

Data/Horário: 27/04 (quinta-feira), das 13h30 às 18h

Local: Fundação Cultural Badesc (R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro)

 

Oficina de Fotografia Pinhole

Câmeras feitas com Caixas de Fósforos (Construção de uma câmera pinhole feita com caixa de fósforo/ Produção e revelação das imagens). Pré-requisito: ter acima de 15 anos.

Data/Horário: 28/04 (sexta-feira), das 9h às 17h

Local: Escola de Fotografia Câmera Criativa (R. Felipe Schmidt, 321 – Sala 703 – Centro)

 

Noite de Conversa

Noite de conversa sobre fotografia artesanal, pinhole, analógica e digital, além de relatos de experiências com a técnica pinhole.

Convidados: Álvaro de Azevedo Diaz – Projeto de Exposição Real e de Viés, Jorge Aguiar – Projeto Luz Reveladora Photo da Lata Itinerante (desde 1996) – Prêmio Direitos Humanos UNESCO 2003, Jusselen Nunes – Projeto Balneário, Lilian Barbon – Projeto Luz na Lata e Projeto Caixas Mágicas Camboriú revelado por um buraco de agulha, Marcos Campos – Projeto Pinhole Sardinha, Priscila Ferrera – Projeto de OLHO na LATA – Oficinas itinerantes de fotografia e o resgate da criatividade e Radilson Gomes – Projeto Florianópolis Lá-Tinha na Ilha – 289 anos de história.

Data/Horário: 28/04 (sexta-feira), às 19h

Local: Escola de Fotografia Câmera Criativa (R. Felipe Schmidt, 321 – Sala 703 – Centro, Florianópolis – SC)

 

Oficina de Fotografia Pinhole  – Projeto Luz na Lata

Pré-requisito: ter acima de 13 anos

Data/Horário: 29/04 (sexta-feira), das 9h às 17h

Local: Fundação Cultural Badesc (R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis – SC)

 

AÇÕES INTERATIVAS

 

Câmara escura

Instalação organizada pelo Curso de Cinema da UFSC. Coordenação: Jorge Aguiar, Priscila Ferrera e Escola de Fotografia Câmera Criativa

Data/Horário: 29/04 (sábado), das 10h às 14h

Local: Praça XV de novembro, em frente à Catedral Metropolitana

 

Foto na Praça

Tendas-Labs com ações de produção e revelação de imagens feitas com câmeras pinhole. Coordenação: Jorge Aguiar, Priscila Ferrera e Escola de Fotografia Câmera Criativa

Data/Horário: 29/04 (sábado), das 10h às 14h

Local: Praça XV de novembro, em frente à Catedral Metropolitana

 

Dentro da Foto

Instalação organizada pelo Duo Arte e Produção/ NEFA – Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte/ Grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão/ Sopro Coletivo/ BC Foto Festival/ Floripa na Foto Festival de Fotografia. Coordenação: Lucila Horn e Marcelo Fernandes.

Data/Horário: 29/04 (sábado), das 9h às 12h / 13h30 às 16h

Local: Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA (R. João Pinto , 30. Sala 607 – Centro, Florianópolis – SC)

 

Pinhole Escambo Day

 

Confraternização com os participantes do evento 1ª. Semana de Fotografia Pinhole/ Escambo fotográfico organizado pela MULTICOR/ Produção de mural fotográfico com o resultado das oficinas.

Data/Horário: 29/04 (sábado), das 17h às 20h

Local:Tralharia Café Bar (Rua Nunes machado, 104. Centro. Florianópolis-SC)

 

Pinhole Day Floripa 2017

Traga sua câmera pinhole e participe desta ação!

Data/Horário: 30/04 (sábado), das 17h às 20h

Local: Casa do Teatro Armação (Praça Quinze de Novembro, 344 – Centro, Florianópolis – SC)

 

Todas as atividades são gratuitas. Para participar das oficinas é necessário fazer uma inscrição no site do evento, clique aqui.

 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.