Grandes e divertidos

por Lucas Placer, designer e arquiteto

Grandes e divertidos, é assim que quero começar esse texto, pois dessa forma que enxergo as grandes empresas de tecnologia atualmente. Empresas essas que sempre nos motivam a consumir e desfrutar das belezas de um mundo onde a tela é mais importante do que a vida real (embora essa tela seja, na maioria das vezes, mais divertida do que a realidade, mas enfim…).

Ao buscar referências para uma pesquisa, deparei-me com as inaugurações das lojas da Samsung. A marca colocou seus funcionários para dançar músicas da moda de forma coreografada. Isso vem ocasionando certo “mimimi” no ativismo digital, no qual tratam essa atitude da empresa como humilhação para seus funcionários.

10595948_928908960453795_893019805_n

As empresas que se utilizam dessa ferramenta não humilham seus funcionários, somente causam um grande alarde, fazendo com que as pessoas parem em frente ao estabelecimento para observar o que esta acontecendo, causando uma grande visibilidade para as lojas da empresa, o que a gera comentários, vídeos e links em redes sociais sobre o assunto.

Essas atitudes também geram uma descontração que o nicho de mercado precisa, trazem benefícios como a divulgação espontânea e um maior consumo de produtos relacionados à marca.

Para quem ainda não viu, confira o vídeo: