Hotel Fischer: Fotografias & Memória

A fotografia não fala (forçosamente) daquilo que não é mais, mas apenas e com certeza daquilo que foi.

Roland Barthes

 

A fotografia não nos revela apenas um recorte da realidade, mas também traz consigo a ideia da passagem e transformação do tempo. A imagem não representa fielmente o real, mas, no entanto, evoca-o com intensa sensibilidade. Segundo F. Wolff, no livro “Muito Além do Espetáculo”, vemos “(…) presente na imagem, aquilo que nunca mais estará presente na realidade.

Revividas através álbuns ou acervos, as fotografias antigas atuam como uma memória viva, em que construímos uma interpretação desses fatos registrados e transmitimos as outras gerações. Como bem diz o mestre da fotopintura no Brasil, Júlio Santos, a fotografia “carrega um momento único”.

Ao pensar nessa preservação, há um projeto muito interessante e super bacana desenvolvido pelo Núcleo Catarinense de Fotografia (NCF), que conta com o patrocínio da Fundação Cultural e Prefeitura de Balneário Camboriú, o "Hotel Fischer: Fotografias & Memória", a qual conheci no ano passado através do designer e fotógrafo Sergio Antonio Ulber, e do fotógrafo, arquiteto e urbanista Gabriel Gallarza, que desde então, tenho acompanhado. 

Fachada do Hotel Fischer, década de 60.

O projeto “Hotel Fischer: Fotografias & Memória” faz uma construção história a partir de fotografias com o intuito de preservar e difundir essas memórias que também perpassam pela própria história de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Inaugurado no dia 15 de dezembro de 1957, pelo visionário alemão Adolfo Fischer (1903-1990), o Hotel Fischer é considerado um marco arquitetônico, turístico e da hotelaria a nível nacional, sendo o primeiro empreendimento de luxo do setor. Após 52 anos de funcionamento, em 2009, o Hotel encerra suas atividades. Com sua venda, o imóvel é demolido, em 2012. Embora Balneário Camboriú seja uma cidade planejada, “não houve um plano para estimular a preservação de alguns bens materiais de extrema importância para a história do município, como é o caso do Hotel Fischer”.

Hotel Fischer, construção em 1956-57.

 

Hotel Fischer, ampliação na década de 1970.

“Este hotel foi um dos empreendimentos mais famosos e importantes da cidade (…). Até então, as imagens e os relatos sobre sua história não haviam sido reunidos ou organizados em uma mesma publicação. (…) o Fischer hospedou pessoas renomadas como os ex-presidentes da república João Goulart, o Jango, e Juscelino Kubitschek. Na época em que foi inaugurado, nem Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, possuía um hotel neste padrão" – menciona Sergio A. Ulber em entrevista ao EntreLinha. 

O andamento desse trabalho, realizado em 2016 por 10 profissionais durante 10 meses, que contou com a participação dos ex-proprietários do hotel, Klaus e Claudio Fischer, cedendo entrevistas e acompanhando a digitalização do acervo fotográfico, foi registrado no blog do projeto (acesse aqui), nos dando uma visão da sua grandiosidade, riqueza das informações levantadas e o quão minucioso foi sua execução. E digo mais, é um projeto que tem alma.

No vídeo abaixo, produzido pela produtora Eagles Shoot Creative Films para o projeto, dá para ter uma ideia do que estou falando:

 

A primeira etapa foi realizada pesquisa de campo, entrevistas, coleta de dados no acervo da família Fischer e digitalização dos documentos. Posteriormente, todas as fotografias (mais 560 imagens) foram impressas para que fosse possível realizar uma análise histórica, arquitetônica e urbanista, moda, estilo de vida e iconográfica. 

Com todos esses materiais em mãos e uma curadoria precisa, é desenvolvido um livro que leva o nome do projeto “Hotel Fischer: Fotografias & Memória”, que narra à história desse hotel a partir de fotografias acompanhadas de textos informativos. No total, são 109 imagens tratadas e restauradas digitalmente distribuídas em 78 páginas.

O livro será lançado no dia 20/01 (sexta-feira), às 19h30, no Sesc Balneário Camboriú (todos estão convidados, é só chegar). Além do impresso, haverá uma versão digital do livro, disponível após o lançamento no próprio blog do projeto. Nós já estamos curiosos.

 

* Imagem Capa  – Fachada do Hotel Fischer (1960)

* Fotografias são do acervo particular da família Fischer  e  Núcleo Catarinense de Fotografia (NCF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.