Kurosawa: uma viagem ao Japão feudal

O Sesc Campinas traz neste mês de janeiro uma mostra de cinema espetacular que vai  enlouquecer os cinéfilos. Com a temática samurai, a mostra nos levará a uma viagem ao período do feudalismo no Japão através das obras cinematográficas de uma dos mestres do cinema, o cineasta Akira Kurosawa.  

Para quem ainda não conhece suas produções, é um prato cheio; e quem é já viu, uma ótima oportunidade para rever grandes filmes, uma aula de cinema, sem dúvida.

Confira a programação completa e boa sessão:

 

Os Setes Samurais (1954)

Data/Horário: 11/01 (quarta-feira), às 18h30

Sinopse: O velho samurai Kanbei é chamado por uma vila para defendê-la do ataque de bandidos. Percebendo a gravidade da situação, ele reúne outros seis samurais para treinar os aldeãos e defender a pequena vila

Faixa Indicativa: 14 anos

 

Trono Manchado de Sangue (1957)

Data/Horário: 17/01 (terça-feira), às 19h30

Sinopse: Washizu é um comandante que, após uma batalha, ouve uma profecia de que se tornará senhor de um castelo. Incentivado pela sua esposa, ele começa a agir para transformar a profecia em realidade.

Faixa Indicativa: 14 anos

 

A Fortaleza Escondida (1958)

Data/Horário: 18/01 (quarta-feira), às 19h30

Sinopse: Dois aldeões gananciosos aceitam escoltar um homem e uma mulher através de território hostil, em troca de dinheiro. O que eles não sabem é que seus contratantes são uma princesa fugitiva e um famoso comandante militar.

Faixa Indicativa: 14 anos

 

Yojimbo (1961)

Data/Horário: 24/01 (terça-feira), às 19h30

Sinopse: Sanjuro é um samurai sem mestre que, ao passar por uma vila que está dividida entre duas gangues, decide causar um confronto entre ambas para libertar a vila dos bandidos.

Faixa Indicativa: 16 anos

 

Sanjuro (1962)

Data/Horário: 25/01 (quarta-feira), às 19h30

Sinopse: Um grupo de jovens idealistas reúne-se para combater a corrupção em sua vila. Após quase serem mortos, eles são salvos por Sanjuro, guerreiro cínico e desgrenhado que não se encaixa nos padrões de um samurai honrado.

Faixa Indicativa: 16 anos

 

Informações

Mostra Jidaigeki  – viajando com Kurosawa ao Japão Feudal

Local: Sesc Campinas

          Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas – SP, 13070-741

Telefone: (19) 3737-1500

Entrada gratuita (retirada de ingresso com uma hora de antecedência na Ilha de Atendimento do Sesc)

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.