La Collection

Inspirado no conto "The Invisible Collection" do escritor austríaco Stefan Zweig, o diretor francês Emmanuel Blanchard, que dirigiu filmes como "Après le Guerre" (2017), e os documentários "Bambing War – From Guernica to Hiroshima" (2016), "Le Diable de la Republique" (2011), estreia o seu primeiro curta-metragem de ficção, "La Collection", no My French Film Festival 2019.

O filme passa-se na Paris dos anos de 1942 em plena ocupação nazista. Victor Gence, interpretado pelo ator Éric Génovèse, é um marchand inescrupuloso que compra, por uma ninharia, obras e peças de arte de colecionadores judeus forçados a deixar o pais. Após adquirir algumas obras, a zeladora (Sylvie Gavagbo) do prédio informa-o que no apartamento do Sr. Klein, personagem vivido pelo escritor, diretor e ator francês e vencedor do Oscar Honorário Jean-Claude Carrière, há uma coleção fabulosa.

"La Collection" lida com a História, arte e bebe da rica literatura de Zweig, mas, ao mesmo tempo, traz na obra cinematográfica um pouco do estilo do escritor Edgar Allan Poe, entre o drama e o fantástico, que somado a belíssima fotografia, sua paleta de cores bem composta, ótimas atuações e a sensibilidade de Blanchard resultando num filme encantador e tocante, maravilhoso.     

 

 

 

 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É cinéfila, amante das artes e da literatura.