“La Deuxième Rencontre”: entre o passado e o presente dos índios da nação Kayapó

Exibido na 25ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, "La Deuxième Rencontre" (O segundo Encontro, 2019), expõe os impactos do primeiro contato dos índios da nação Kayapó, que viviam na beira do rio Xingu, no estado do Mato Grosso, com os brancos da Expedição Roncador-Xingu, chefiado pelos irmãos Villa Boas, em 1953, como parte do programa Marcha para o Oeste durante o governo de Getúlio Vargas, que tinha como intuito, "além de realizar o reconhecimento oficial das áreas ocupadas pelos povos indígenas, (…) mapear a região central (…) e abrir caminhos que a ligassem ao restante do País", "a liberação de terras indígenas para a ocupação de colonos e fazendeiros da região".

O filme parte dos registros fotográficos de Henri Bellot, fotógrafo-jornalístico da revista O Cruzeiro – uma das mais respeitadas e proeminentes revistas ilustradas da história da imprensa brasileira -, que testemunham o encontro e o choque cultural, herdada pela diretora, Véronique Bellot. É no contato com essas imagens, que o líder Raoni Mentuktire e Bote, sobreviventes do primeiro encontro, e descendentes dos Metuktire, da nação Kayapó, rememoram, confrontando passado e o presente.

Nessa tentativa de aproximar-se da figura de Bellot, ausente na vida da cineasta desde os seus cinco anos idade, a história pessoal e histórica se cruzam no documentário. Entre depoimentos, imagens de arquivo do filme "Primeiros Contatos com os Txukahamãe" (1953), de Jorge Ferreira, e os  registros fotográficos de Henri Bellot, o filme se constrói. Questões a respeito da sobrevivência, da dignidade das nações indígenas e da demarcação de terras são pautados, chamando-nos a reflexão de uma história que ainda bate à nossa porta.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.

  • Looks good!I like this!

  • ???

    ??????????

  • comments

    Let me send comments for you.
    10,000 comments cost $1, 100,000 comments cost $5
    You can receive this comment, it means that I sent it successfully.
    If you want to buy, pay 1 or 5 dollars through PayPal, after that,
    Send the following information to my Email:
    Name, email, Url, content.
    I will send the send Log to you by email within three days
    My PayPal & Email: sdzfd@hotmail.com

  • The server is very fast.