[Agenda Cultural] MAMAM (Recife) recebe a exposição “A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos”

Entra em cartaz essa semana, dia 9 de maio, a exposição individual “A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos” do multiartista pernambucano Neilton Carvalho, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), em Recife.

A exposição, que também conta com sua curadoria, apresenta três décadas de arte e design por um passeio pela história de Devetos, uma das bandas mais importantes e influentes de Pernambuco, através de 60 peças.  

O público vai conferir desde os quadros criados especificamente pelo artista como base para os projetos gráficos dos seis discos de estúdio, além de raridades como backdrops, pôsteres, ingressos e capas de fitas demo. Fruto de um trabalho desenvolvido de forma independente desde a década de 1980 até os dias de hoje.

A banda Devotos, tema da exposição, é formada por Cannibal (baixo e vocal), Celo Brown (bateria) e pelo Neilton (guitarra), e está na estrada desde 1988. E foi no esquema “faça você mesmo” que Neilton aprendeu tudo o que sabe, e não pouca coisa.

Assim, a cada novo CD, EP ou vinil, Neilton foi se firmando cada vez mais como artista visual. “Em 1996, a Devotos conseguiu um contrato com a gravadora BMG. Então foi o momento de estrear a minha primeira capa de um CD. Fiz mais de 20 aquarelas para alguma ser escolhida para a capa. Foi aí que vi que meus desenhos e pinturas valiam alguma coisa. Alguém da direção artística da gravadora se interessou em comprar uma dessas aquarelas e terminei com boa parte delas vendidas! Depois dessa experiência, tive mais segurança para me aventurar no mundo das artes plásticas pra valer”, relembra.

Como artista visual e designer, Neilton Carvalho também ilustrou diversas capas de discos, sites e DVDs de bandas como Cordel do Fogo Encantado, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Cascabulho, Academia da Berlinda, The Baggios, Fernandes, Mamylove (cantora africana radicada na França), entre outros. Neilton ainda é um dos fundadores do Grupo de Pesquisa de Tecnologias Mortas, o Altovolts. Desde 2006, o grupo estuda/pesquisa e desenvolve linhas de amplificadores para instrumentos musicais atendendo músicos de todo o Brasil.

 

INFORMAÇÕES

Exposição: “A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos”

Abertura: 09/05/18, às 19h
Visitação: de -9/05/18 a 13/06/18
Dias/Horários:  de terça a sexta-feira, das 12h às 18h. Sábados e domingos, das 13h às 17h
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)
          End: Entrada Principal – Rua da Aurora, 265, Bairro da Boa Vista – Recife – PE. Entrada – Rua da União, 88,  Boa Vista – Recife – PE
Entrada Gratuita

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É amante das artes, da literatura e cinéfila.