MIS- Campinas recebe a Instalação Electric Ballet

Anote na agenda, pois até o dia 15/06, das 10h às 20h, está em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Campinas a instalação Electric Ballet, trabalho artístico desenvolvido pelo artista visual e educador, Stenio Oliveira, junto com alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Zeferino Vaz, de Campinas.

A instalação tem como proposta a miscelânea entre plasticidade orgânico-morfológica, o design de light, a inclusão de pessoas com deficiência visual. As criações partem da lembrança do espetáculo Tragédie, do coreógrafo francês Oliver Duboi, que trabalha em maestria com a sonoridade e a iluminação, criando um ambiente perturbador, onde os dançarinos desaparecem e ressurgem na penumbra e no total blecaute, trazendo, de certa maneira, percepção e lembranças de flash cinematográfico e déjà vu. Além disso, traz lembranças de adoração a terra, a mãe da fertilidade.

O projeto procura fazer experimentação entre o sonoro, a iluminação e as sensações táteis através de peças criadas com a técnica de papel machê e barbates. Percorre uma investigação entre a eletricidade, a dança e as percepções que um ambiente escuro em curto circuito pode oferecer ao apreciador. "Busca não somente a surpresa de efeitos, mas o receio de ser eletrocutado, trazendo à tona, novas percepções de perigo ou de fuga", menciona o artista Stenio. As peças impactam o público e estimulando os sentidos, que são percebidas pelas pessoas com deficiência visual. Uma experiência estética inclusiva.

 

Informações

Instalação Electric Ballet

Data/horário: até 15/06, das 10h às 20h

Local: MIS-Campinas

          R. Regente Feijó, 859 Centro- Campinas/SP

Entrada é gratuita

 

 

 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.