No sofá com os “The Simpsons”

A famosa série “The Simpsons”, criada pelo cartunista americano Matt Groening, exibido no canal Fox, sempre traz referências interessantes para a abertura do desenho animado que, particularmente, curto muito. Uma mais massa que a outra.

Em um dos episódios especiais da série contou com a participação do cineasta mexicano Guillerme del Toro, em que a abertura –  conhecida como “couch gag”  –  traz citações de seus filmes, como “Mutação” (1997), Hellboy (2004), Blade 2 (2002) e “O Labirinto do Fauno” (2006). Além de grandes nomes como Alfred Hitchcock, James Whale, o escritor americano Edgar Allan Poe, entre outros.

Confira:

 

Já no episódio “Money Bart”, assinado pelo famoso artista de rua britânico Banksy, carrega em si uma forte crítica sobre a exploração da mão de obra barata em relação à produção da própria série com boas pitadas de humor negro.

Confira

:

 

Para um dos episódios da série, Groening convida o desenhista e cineasta francês Sylvain Chomet, responsável por uma das minhas animações favoritas, “Bicicletas de Belleville” (2003). Chomet deixa sua marca inconfundível na abertura trazendo características e elementos da cultura francesa. Simplesmente belíssimo.

feat-simpson

sylvai

sylvain-chomet

simpsons

E aí, quais são as suas aberturas preferidas? Conta pra gente.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.

Posted Under
Sem categoria