Nova série do Instituto CPFL traz reflexões a partir de grandes clássicos da literatura

A nova série documental produzida pelo Instituto CPFL, "Clássicos da Literatura", de curtíssima duração, que já disponível no Canal do YouTube ou através do próprio app Instituto CPFL Play, é um respiro em meio a correria diária.

A proposta é trazer reflexões para os dias atuais a partir de grandes clássicos da literatura que são fundamentais do pensamento moderno: "A Legião Estrangeira" (Clarice Lispector), "Macunaima" (Mario de Andrade), "Madame Bovary" (Gustave Flaubert), "O Principe" (Nicolau Maquiavel), "Hamlet" (Willian Shakespeare), "Dom Quixote" (Miguel de Cevantes) e "Leviatã" (Thomas Hobbes), analisadas pelas especialistas Margareth Rago, Yara Frateshi, Janice Theodoro, Noemi Jaffe, e também, por Leandro Karnal, José Alves de Freitas Neto e José Miguel Wisnik. A série é ótima, vale a pena ver e rever, e, é claro, refletir.

Em relação a obra literária de Thomas Hobbes, "Leviatã", aproveito para indicar um exclente filme contemporâneo do cineasta russo Andrey Zvyagintsev, que também intitula o filme, apresenta um retrato cru tanto da decadência humana quanto da própria sociedade russa (mas é uma história universal e atemporal) e, com certeza, ampliará ainda mais a reflexão do episódio da série que discute o livro. Não deixe de confirir a nossa crítica do filme, acesse aqui.

 

 

 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É cinéfila, amante das artes e da literatura.