O design e sua essência

 

Apresentar o Design é falar como ele possui o poder de tornar mais relevante as experiências, de forma a aumentar as relações produto/usuário. Mostrar a realidade do design é revelar sua essência para que, assim, sua banalização diária transpareça.

Algum tempo atrás, mais precisamente no mês de outubro do ano passado, fui ouvinte de uma das melhores palestras que poderia ter participado como aluno e profissional da área de Design. Palestra essa que foi dada pelo Professor Cláudio Portugal, no qual trazia uma visão real para a essência do Design. Uma de suas falas que, na minha opinião, deixou mais clara a banalização do termo “Design”: “o Design não é só cadeira, não é só produto de cozinha…”, e, infelizmente ainda paira sobre a sociedade a visão vazia do que se trata isso.

olivia4

O Design relevante é aquele que de certa forma não é percebido, como por exemplo, um bom projeto editorial, no qual são escolhidas as famílias tipográficas corretas, formato e o tipo de papel que, na maioria das vezes, não são levados em conta. O que vem em primeiro plano é o seu conteúdo, mas se não tiver o respaldo desses pequenos cuidados sua qualidade pode ser reduzido consideravelmente.

De maneira simples, Design é interface, é como você e eu vamos interagir com o que nos rodeia, do nosso smartphone a bula do comprimido para dor de cabeça. Deixo aqui um vídeo do professor Cláudio Portugal, que trás algumas de suas palavras sobre como o Design é necessário.

 

 

Lucas Placer

Lucas Placer

Designer e viciado pela profissão, estudante de arquitetura, amante dos esportes americanos, atleta de final de semana e café é meu alucinógeno da hiperatividade.