O Grande Gatsby: obra-prima de F. Scott Fitzgerald pelas mãos do ousado cineasta Baz Luhrmann

 

O Grande Gatsby é considerado a obra-prima de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), um dos escritores da "Geração Perdida" da literatura americana.

Adaptado para o cinema em 1926, logo após a publicação do livro, a versão fugiu da história original. Em 1949, uma nova adaptação é feita pelo diretor Elliot Nugent, intitulada no Brasil como “O Grande Gatsby – Até o Céu tem Limites”.

Embora as críticas ferrenhas das versões anteriores, em 1974, o diretor Jack Clayton arriscou em levar a obra novamente para as telas do cinema. Com o roteiro de Francis Ford Coppola e a participação dos famosos atores Robert Redford e Mia Farrow, o filme foi o que mais se aproximou da obra de F. Scott Fitzgerald.

etV0NPqoCEQ3VVRYkI1Axcd01sW

Calejada pela crítica ao longo do tempo, acabou se tornando um mito da obra inadaptável. Após muitos anos, ela ganha vida nas mãos do ousado cineasta australiano Baz Luhrman, marcado pelo seu cinema extremamente teatral de estética extravagante, ritmo frenético de filmagem e narrativa.

“O Grande Gatsby” é um retrato da sociedade americana da década de 20 que vivia o auge de sua era dourada, no qual a “nova modernidade” era refletido na juventude devido o impacto gerado pela Primeira Guerra Mundial e pela Revolução Industrial. Por outro lado, o preconceito e a discriminação eram escancarados; a moralidade não tinha mais tanto valor e a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no país aumentara o crime organizado. Fatos que F. Scott Fitzgerald não deixou escapar em suas críticas, inclusive ao “Sonho Americano”, presentes em “O Grande Gatsby”.

É neste contexto que se desenrola a história narrado pelo Nick Carraway (Tobey Maguire), jovem escritor aspirante que vai para Nova York na primavera de 1922. Em meio a agitação da época e a busca pelos seus sonhos, Nick acaba conhecendo o enigmático Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), um ricaço conhecido por suntuosas festas e rumores. Ambos tornam-se grandes amigos. Ao descobrir que Gatsby nutre uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), Nick resolve ajudá-lo, esquecendo o fato que ela é casada com o velho amigo Tom Buchanan (Joel Edgerton). O conflito está armado. E as consequências? Essas serão trágicas.

Prepare-se para mergulhar no mundo de “O Grande Gatsby”.

Confira o trailer:

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.