O lado nerd da força…

"Muito além dos confins inexplorados da região mais brega da Borda Ocidental desta Galáxia, há um pequeno sol amarelo e esquecido. Girando em torno deste sol, a uma distância de cerca de 148 milhões de quilômetros, há um planetinha verde-azulado absolutamente insignificante, cujas formas de vida, descendentes de primatas, são tão extraordinariamente primitivas que ainda acham que relógios digitais ainda são uma grande ideia".

 

Preparado para se aventurar pela galáxia?

Não se esqueça de levar o melhor guia de viagens interplanetárias  “O guia do Mochileiro das Galáxias” e o item indispensável que jamais poderá ficar sem: a toalha. Sim, a toalha.  Com ela você poderá:

"[…] (usar) como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa".

Tudo pronto? Pois hoje, 25, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha (25 de maio), data que presta homenagem ao autor Douglas Adams e a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977.

O “Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams, foi apresentado ao mundo em março de 1977. Após um encontro com o Simon Brett, produtor da BBC, Adams consegue levar a história de ficção científica para o rádio, que rendeu uma série de 6 partes transmitida pela BBC.

douglas_adams_37316_154891

Com o grande sucesso da série, Adams publica sua trilogia: “Guia do Mochileiro das Galáxias”, "O Restaurante no Final do Universo", "A Vida, o Universo e Tudo Mais", "Adeus e Obrigado por Todos os Peixes" e "Praticamente Inofensiva". Quem ainda não teve a oportunidade de ler é uma excelente dica de leitura, pois corre o grande risco de se encantar com seu humor sarcástico, como tem feito com várias gerações.

Além do livro há o filme “Guia do Mochileiro das Galáxias” (2005), de Garth Jennings, com o roteiro do próprio Douglas Adams, que levam o clássico da literatura de ficção científica para a telona.

Personagens inesquecíveis e situações espalhafatosas que debocham de políticos, burocracia, "alta cultura" e de instituições. Suas histórias divertem e ainda faz a pensar. O que está esperando? Comemore essa data em grande estilo. Pegue sua  toalha, senta-se confortavelmente e dê play para conferir o trailer:

Boa viagem, intergaláctico (a)!

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.