O lago do esquecimento

 

Revisito mais uma vez os trabalhos impactantes da fotógrafa Paula Sampaio – formada em Comunicação Social (UFPA), especialista em Semiótica pela PUC/MG –, e a cada mergulho realizado encanta-me ainda mais suas imagens tão poéticas, eternizadas através de suas lentes.

Após um olhar mais atendo ao projeto “Antônios e Cândidas têm Sonhos de Sorte” (veja aqui), perpasso pelo “O Lago de Esquecimento” que me tocou de forma profunda, de imediato. O projeto traz em sua narrativa o resultado da região de Tucuruí, situado no Estado do Pará, anos depois da construção da quarta maior hidrelétrica do mundo, que iniciou-se na década de 70.Tudo o que ali existia foram afogados pelas águas. 

Nos vãos das imagens fotográficas de Sampaio, revelam-se o silêncio ensurdecedor da dramaticidade da paisagem, imponente, de um passado que foi sufocado, mas que ainda ecoa entre os galhos e troncos, como sentinelas, que guardam as memórias de outrora.

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.