Formado em ciências contábeis pelo Liceu Acadêmico, em 1940, German Lorca simplesmente se apaixonou pela fotografia, dando outro rumo a sua vida.
Considerado um ícone da fotografia moderna brasileira, as suas fotos em preto e branco que estão ligadas intrinsecamente à história de São Paulo. A “Revolta dos passageiros” (1947) é considerada por ele a sua primeira foto, tirada no Parque D. Pedro, onde pessoas incendiavam bondes em protesto pelo aumento da tarifa.
Lorca participou do Foto Cine Clube Bandeirantes, grupo que introduz novas tendências fotográficas, onde registrou imagens que se tornaram muito conhecidas como “Malandragem” (1949), “À procura de um emprego” (1951), entre outras.
Em 1952, abre seu próprio estúdio e dois anos depois se torna o fotógrafo oficial das comemorações IV Centenário da Cidade de São Paulo. Também atuou principalmente na área da publicidade, em que conquistou o Prêmio Colunista, pela revista Meio & Mensagem, em 1985 e 1989.
Veja algumas fotos captadas pelo fotógrafo paulista entre as décadas de 40 e 70, tendo como cenário a cidade de São Paulo.

Erica Ribeiro
Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.