O olhar sem censura

Formado em ciências contábeis pelo Liceu Acadêmico, em 1940, German Lorca simplesmente se apaixonou pela fotografia, dando outro rumo a sua vida.

Considerado um ícone da fotografia moderna brasileira, as suas fotos em preto e branco que estão ligadas intrinsecamente à história de São Paulo. A “Revolta dos passageiros” (1947) é considerada por ele a sua primeira foto, tirada no Parque D. Pedro, onde pessoas incendiavam bondes em protesto pelo aumento da tarifa.

German-Lorca-A-Revolta-dos-Passageiros

Lorca participou do Foto Cine Clube Bandeirantes, grupo que introduz novas tendências fotográficas, onde registrou imagens que se tornaram muito conhecidas como “Malandragem” (1949), “À procura de um emprego” (1951), entre outras.

Em 1952, abre seu próprio estúdio e dois anos depois se torna o fotógrafo oficial das comemorações IV Centenário da Cidade de São Paulo. Também atuou principalmente na área da publicidade, em que conquistou o Prêmio Colunista, pela revista Meio & Mensagem, em 1985 e 1989.

Veja algumas fotos captadas pelo fotógrafo paulista entre as décadas de 40 e 70, tendo como cenário a cidade de São Paulo.

German_Lorca_08

 

german lorca 6

 

0,,40341645,00

 

German-Lorca-Apartamentos-na-Rua-Albuquerque-Lins-1952

 

 

German-Lorca-Demônios-e-o-padre-1956-foto-Romulo-Fialdini

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.