O universo surrealistas de Barbèy

Os trabalhos artísticos dos surrealistas sempre me chamaram a atenção, e dedicar um tempo de estudo com essa temática é um prazer. Foi em um desses momentos que descobri as fotografias surrealistas de Barbéy.

As imagens fotográficas de Thomas Barbéy impressionam, e o processo desse trabalho, que é praticamente artesanal, surpreende. Não há manipulação das fotos por algum tipo de programa, como o photoshop, mas, sim, durante a revelação dos negativos em sua câmera escura.

“Os negativos são combinados e a ampliação é feita simultaneamente, ou planejo a dupla exposição na própria câmera, ou uma combinação de tudo isso”, afirma o artista. Cada combinação de fotos é algo único e só é possivel obter um número limitado de cópias. 

Thomas Barbéy trabalha, ora fazendo uso do acaso e outras com ideias pré-concebidas, mas independente de qual forma seja, nota-se em suas fotografias surrealistas referências de grandes artistas, tais como, Dean Roger, René Magritte e Escher.

Aprecie sem moderação.

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.

Posted Under
Sem categoria