Objectified: um olhar sobre o design

 

Há um tempo a atrás, nós abordamos aqui no EntreLinha sobre um documentário muito interessante chamado “Helvetica”, que conta a história do design gráfico no pós-guerra e mostra a divergência de opiniões à respeito da tipografia helvética através de entrevistas com profissionais renomados na área.

Após a polêmica do documentário anterior, o designer e diretor Gary Hustwit lançou outro titulado “Objectified”, que traz nova discussão: o processo criativo.

Em “Objectified”, Hustwit mostra como os designers Jonathan Ive, Karim Hashid, Naoto Fukusawa, da Apple, e outros profissionais conceituados avaliam, reavaliam e reinventam o meio em que vivemos, passando por temas como expressão individual, consumismo e sustentabilidade.

dieter-rams-and-his-designs

O designer industrial alemão Dieter Rams, um dos mais influentes no século XX, também destaca no documentário a importância de um bom design. Segundo Rams, “um bom design deve ser inovador, um bom design tem de ser esteticamente bom. O design faz um produto compreensível, o bom design é honesto, um bom design é discreto, um bom design é a longevidade, bom design é coerente em todos os detalhes, um bom design é um amigo da natureza (…)”.

O documentário é enriquecedor e leva o espectador a olhar o design de forma mais ampla, além de refletir sobre o impacto dos objetos em nosso cotidiano. Tanto  “Helvetica”  quanto “Objectified” fazem parte de uma trilogia que, em breve, o último filme, titulado “Urbanized”, você também irá conferir em nosso blog. 

Veja o trailer de “Objectified” e abasteça-se:

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.