Onde está Wally?

 

No final da década de 80, o famoso ilustrador britânico Martin Handford criou uma série de livro voltado para criança e adolescente chamado “Where´s Wally?” – conhecido no Brasil como “Onde está Wally?” – inspirado nos Bee Gees, The Clash e Sergeant Bilko.

O personagem Wally sempre aparece vestido de camisa listrada (vermelho e branco), gorro na cabeça e com seus óculos enormes. Em cada livro o leitor era desafiado a procurá-lo no meio de uma multidão. A maioria das vezes, a sua namorada também o acompanhava em suas viagens.

wally10-1024x639

wallybig

wheres-wally-jurassic-games-i11331

A grande sacada do projeto foi empregar os conhecimentos que se tinha na época sobre a neurociência – estudo do sistema nervoso -, em que ao buscar algo conhecido o cérebro utiliza mecanismos de similaridade e quando todas as referências  são parecidas, isso se torna mais lento.

A série foi um grande sucesso nos anos 90 e conquistou crianças de várias idades em várias partes do mundo com suas aventuras. O personagem Wally passou aplicado em outros produtos como almofadas, jogos,revista (coleção), capa de cadernos entre outros, inclusive ganhou na época uma série animada para televisão.

Ainda é possível encontrar à venda a versão física desse grande clássico. Além disso, hoje você pode acessar uma versão online que traz novos desafios. Ficou curioso (a)? Acesse aqui e descubra onde está o Wally.

Boa diversão.

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.