OSCAR 2020: documentário brasileiro é um dos pré-indicados ao Oscar

O mais recente longa-metragem da cineasta brasileira Petra Costa, "Democracia em Vertigem", que ainda está no catálogo da Netflix e recomendo, bem como o premiado "O Processo", da documentarista Maria Augusta Ramos, ambos de temática política, mas cada qual com suas particulariedades e estilísticas, é um dos pré-indicados ao Oscar 2020, evento promovido pela Academy of Motion Arts and Sciences de Hollywood.

"Democracia em Vertigem" (The Edge of Democracy) retrata o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousselff, que foi considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. No filme, a trajetória política brasileira cruza com história pessoal e familiar da diretora, dando um tom mais intimista. 

Através de um rico material que conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma, expondo acontecimentos importantes que antecederam esse processo, bem como durante e seus desdobramentos.

Outros títulos estão na disputa para vaga na categoria de Melhor Documentário, são eles: "Advocate", dirigido por Rachel Leah Jones and Phillipe Bellaïche; "American Factory", Steven Bognar e  Julia Reichert; "Apollo 11", de Todd Douglas Miller; "The Cave", Feras Fayyad; "For Sama", de Waad Al-Khateab e Edward Watts; "Honeyland", de Tamara Kotevska; "One Child Nation",  de Nanfu Wang e Jialing Zhang; e ainda "The Great Hack", "Aquarela", "The Apollo", "Knock Down the House", "Maiden", "Midnight Family" e The Biggest Little Farm.

A Acacemia anunciará os indicados ao Oscar no dia 13 de janeiro e a cerimônia, que acontece no dia 9 de fevereiro, será transmitida ao vivo pelo canal fechado TNT a partir das 21h. Na torcida pelo cinema brasileiro.

 

a partir de um ponto de vista pessoal, misturando sua história familiar com a trajetória política do país…. – Veja mais em https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/12/16/oscar-democracia-em-vertigem-entra-em-pre-lista-de-melhor-documentario.htm?cmpid=copiaecola

 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.

Posted Under
Sem categoria