OSCAR 2020: Filmes brasileiros estão na disputa pela estatueta

A Academy of Motion Arts and Sciences de Hollywood anunciou nesta segunda-feira, dia 13, os indicados ao Oscar 2020, e dentre eles, estão dois filmes brasileiros, ambos produções originais da Netflix: o documentário "Democracia em Vertigem" (The Edge of Democracy), de Petra Costa, que dirigiu o poético "Elena" e o documentário "Olmo e a Gaivota", juntamente com Lea Glob; e  "Dois Papas" (The Two Popes), de Fernando Meireles, que dirigiu filmes como "A Cidade de Deus", "Ensaio sobre a Cegueira".

O longa-metragem "Democracia em Vertigem", a qual recomendo, bem como o premiado  "O Processo", da documentarista Maria Augusta Ramos, ambos de temática política, mas cada qual com suas particulariedades e estilísticas, Petra  retrata o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousselff, que foi considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. No filme, a trajetória política brasileira cruza com história pessoal e familiar da diretora, dando um tom mais intimista. 

O filme traz um rico material que conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma, expondo acontecimentos importantes que antecederam esse processo, bem como durante e seus desdobramentos.

"Democracia em Vertigem" disputa com outros documentários igualmente importantes e urgentes: "American Factory", Steven Bognar e  Julia Reichert (está no catálogo da Netflix). "The Cave", Feras Fayyad; "For Sama", de Waad Al-Khateab e Edward Watts; e "Honeyland", de Tamara Kotevska.

"Dois Papas", que traz excelentes atuações dos veteranos Anthony Hopkins, no papel de Bento XVI, e Jonathan Pryce, intérprete de Francisco, é inspirado no livro de Anthony McCarten, "Dois Papas – Francisco, Bento e a decisão que abalou o mundo", que também assina o roteiro. O filme retrata desde o período em que antecedeu a renúncia do Papa XVI e a transição de poder ao seu sucessor, o Papa Francisco, além da relação de ambos.

Indicados a Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Jonathan Pryce) e de Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins), "Dois Papa" conta com forte concorrências nas categorias citadas. Em Melhor Roteiro Adaptado, estão: "O Irlandês", do cineasta Martin Scorsese; "Jojo Rabbit", de Taika Waititi; "Coringa", de Todd Phillips, "Adoraveis Mulheres", de Greta bababa. Na categoria de Melhor Ator, também estão: Joaquin Phoenix (Coringa), Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez em… Hollywood), Adam Driver (História de um Casamento), Antonio Banderas (Dor e Glória); e coadjuvante: Brad Pitt (Era Uma Vez em… Hollywood), Joe Pesci (O Irlandês) Al Pacino (O Irlandês), Tom Hanks (Um Lindo Dia na Vizinhança).

A 92ª edição do Oscar, que acontece no dia 9 de fevereiro no Dolby Theatre, em Hollywood, será transmitida ao vivo pelo canal fechado TNT a partir das 20h30; no aberto, será pela Rede Globo. Os filmes podem ser conferidos na plataforma Netflix, recomendadíssimos.

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e também jardineira. É cofundadora do Coletivo Pausa, cofundadora/editora-chefe do EntreLinha, uma cinéfila incorrigível, amante das artes e da literatura.