Por que o cinema é considerado a sétima arte?

 

Algumas pessoas devem ter se perguntado por que o cinema é considerado a Sétima Arte. Para quem ainda não sabe, esse termo surgiu em 1911, dado por Ricciotto Canudo no "Manifeste des Sept Arts" (Manifesto das Sete Artes), documento que foi publicado apenas em 1923.

Através do manifesto, o teórico e crítico de cinema Canudo, pertencente ao futurismo italiano, pretendia distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo para a massa, mas aproximá-la e integrá-la a categoria das Belas Artes, como, a música, pintura, escultura, arquitetura, poesia e a dança. Para ele, o cinema é uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras artes. Por isso, que considerava o cinema a sétima arte.

Essa não foi uma iniciativa isolada. Em 1913, Ricciotto Canudo criou a Montjoie, revista especializada em arte, que abordavam assuntos sobre o cinema.  Inserido no meio cultural, criou laços de amizade com grandes nomes como o pintor Pablo Picasso (1882 – 1973), crítico de arte Guillaume Apollinaire (1880 – 1918), compositor e pianista Joseph-Maurice Ravel (1875-1937), entre outros. A partir dessas relações, fundou, em 1920, o Clube dos Amigos da Sétima Arte.

O ideal de Canudo era demonstrar o Cinema como uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras artes.  É a Canudo Ricciotto que se atribui à tão utilizada expressão do cinema como sétima arte.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.

  • A origem da palavra “cinema” deve-se a circunstancia de ter sido o cinematografo o primeiro equipamento utilizado para filmar e projetar. Por metonimia , a palavra tambem se refere a sala onde sao projetadas obras cinematograficas.

  • A linguagem cinematográfica é fundamental para todos os momentos em nossas atividades desde do amanhecer ao entardecer, para isso seremos mais inovsdores para os seres mais dinamicao manol araujo.

  • ariane angelina

    eu adorei e me ajudo bastante no trabalho de escola

  • Thanks for the post. awesome?

  • Pingback: Google()

  • Pingback: Google()