Botinada, o panorama do punk no Brasil

O movimento punk rock surgiu em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 70, e teve como seu principal representante a banda Ramones. Na Inglaterra, o punk apareceu juntamente com um momento político delicado em que vivia o país, que refletiu nas letras das nas músicas das bandas icônicas como Sex Pistols e The Clash.

Embora o punk assemelhasse em outros países, cada qual acabou apresentando características bem particulares ao longo do tempo. Ao chegar ao Brasil, no final dos anos 70, durante a ditadura militar, ganhou força em São Paulo e Brasília e depois se espalhou em outros cantos do país.

Para trazer à tona as origens do cenário punk por aqui, Gastão Moreira, ex-VJ da MTV Brasil, após quatro anos de pesquisa, mais de 70 entrevistas realizadas e imagens raras, produz o documentário “Botinada: a história do punk no Brasil.” O filme apresenta um panorama do cenário do movimento no país, principalmente a paulista e como lidavam com a censura no período de repressão militar.

Confira abaixo um trecho do documentário:

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.