Rogério Duarte: sob o sol da Tropicália

O artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte, que morreu no dia 13 de abril, aos 77 anos, foi o responsável pela criação estética do movimento tropicalista que despontou no final da década de 60.

Juntamente com os principais mentores intelectuais do Tropicalismo, os músicos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão, Tom Zé, e os letristas Rogério Duprat, José Carlos Capinan, provocam uma ruptura, tanto cultural quanto na música popular brasileira.

Considerado um dos mais importantes designers do país, a sua arte marcante estampou várias capas de cantores tropicalistas, como, Caetano Veloso, Jorge Mautner, Gilberto Gil, Torquato Neto, Gal Costa, Tom Zé, Jorge Ben Jor, João Donato.  

Álbum Caetano Veloso (1967)

Álbum Jorge Mautner – Jorge Mautner (1974)

Álbum Gilberto Gil – Gilberto Gil (1968)

No cinema, foi responsável pela criação do icônico cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “Terra em Transe” (1967), "A Idade da Terra" (1981), do inquietante e irreverente cineasta Glauber Rocha, além dos filmes de Cacá Diegues, “Amor e Desamor”, de Gerson Tavares, “O Desafio”, do cineasta Paulo Cezar Saraceni, entre outros.

Filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol" , de Glauber Rocha

Influenciado pela o movimento Pop Art, criou a estética tropicalista que sintetizava os ideais do movimento. Não era apenas uma arte que impactava visualmente, mas, nas suas entrelinhas havia também um crítica bem refinada contra o governo militar e sua repressão.

Embora não seja tão conhecido pelo grande público, Duarte conseguiu compreender, teorizar, definir e traduzir em sua arte, de forma experimentalista, os ideais do movimento contracultura, mas, também, exaltar a riqueza cultural brasileira. Deixou inúmeras contribuições ao movimento Tropicalista, além de ser um representante do pós-modernismo brasileiro, que passeia pelo passado e presente absorvendo estilos sem remeter à ideia de nostalgia.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora e cineasta. Amante das artes, cinéfila e cofundadora do EntreLinha.