São Paulo sedia a primeira edição do Festival Internacional de Mulheres no Cinema

O número de mulheres no meio audiovisual brasileiro publicado recentemente pela ANCINE – Agência Nacional do Cinema, a qual mencionei aqui no EntreLinha (veja aqui), ainda impressionam. Os dados de gênero e raça apontam que nos últimos anos, menos de 20% das produções cinematográficas foram dirigidas por mulheres. E dos 142 títulos levantados em 2016, com direção de mulheres, não há negras.  

Esses dados realmente são desoladores. Isso é preciso mudar. E pensando nisso, em mudar essa realidade, pelo fim da sub-representatividade feminina no cinema, estimulando o começo de um novo ciclo com maior espaço para as mulheres de todas as etnias e de todas as regiões do Brasil e do mundo, surge o Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM).

Com curadoria de Andrea Cals, Beth Sá Freire e Juliana Vicente, o Festival traz, em sua primeira edição, uma programação muito especial dividida em três partes: mostras competitivas, programas especiais e ações de formação. Os cursos, encontros e masterclasses, são realizados em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e ANCINE. Serão abordados também a respeito da distribuição cinematográfica, o cinema negro e o financiamento público no audiovisual, entre outros assuntos de extrema importância.

O Festival Internacional de Mulheres no Cinema homenageia a grande atriz brasileira Zezé Motta, que participa de uma sessão especial de Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues, marcada para hoje, dia 5 de julho, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta. Depois da sessão, Zezé participará de uma conversa sobre o protagonismo feminino nas telas e sobre os seus 50 anos da carreira.

Outro destaque é a edição do FIM para o Cinema da Vela do CineSesc, com a participação das diretoras Adelia Sampaio, Roberta Estrela D’Alva e Juliana Vicente. O evento está marcado para o dia 9 de julho, às 19h30.

O festival, que segue até o dia 11 de julho, é realizado pela Casa Redonda em parceria com a Associação Cultural Kinoforum, conta com o apoio do Sesc São Paulo e do grupo Mulheres do Audiovisual e é patrocinado pela Avon, no escopo do Fundo Avon Mulheres do Audiovisual.

A programação está linda e imperdível, acesse aqui para conferir. Corre que ainda dá tempo.

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha. É cinéfila, amante das artes e da literatura.