Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé

 

Apaixonado pela técnica de animação em stop motion, o lendário cineasta e animador Walter Tournier recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira. Realizou palestras sobre o tema e também foi jurado de diversos festivais internacionais.

Conhecido pela reflexão e preocupação social, presente em suas obras como a série “Direita da criança”, exibida em 200 emissoras da América Latina e os vídeos que abordam o uso consciente da água, produzido com TVE (Brasil), KRO (Holanda) e Canal Encuentro (Argentina). Embora seu trabalho seja pouco disseminado no Brasil, é muito respeitado na América Latina.

Dentre suas obras, a animação "Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé" é um projeto bem audacioso que levou cerca de dez anos para ser concluído, que emprega duas técnicas de animação: o stop motion (bonecos e cenário) e o 3D (fundo do mar, o céu e parte da ilha).

Veja o processo de construção do navio:

proceso_de_construccion_del_barco

"Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé” é o primeiro filme de animação em stop motion produzido na América Latina e eleito como o 2º Melhor Longa Adulto pelo Júri Popular do Anima Mundi 2012. Narra a história de Alexsander Selkirk, um pirata egoísta e rebelde que foi abandonado em uma ilha deserta pelo seu navio em 1700.

Confira o trailer:

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Publicitária, blogueira, produtora e cineasta. É cofundadora do EntreLinha Blog, do Coletivo PAUSA e da websérie "Uma Pausa para o Café...", além de colunista do Design & Chimarrão.