Série investiga o processo de criação dos documentários brasileiros

O Canal Curta! está exibindo uma série muito interessante composta por 13 episódios com duração de 26 minutos cada, o "Nós, documentaristas", dirigida por uma mulher, a documentarista Susanna Lira. É um prato cheio aos amantes do cinema documental, e, principalmente, para nós do cinema. 

A série parte de depoimentos de cineastas como João Moreira Salles, Lucia Murat, Vladimir Carvalho, e da nova geração, Petra Costa e Cristiano Burlan, entre outros, e faz um mergulha nesse universo do cinema documental brasileiro, convidando o público a refletir sobre a nossa realidade. Além disso, a série investiga o processo de criação e discute o fazer filmico de algumas de suas  obras filmicas realizadas pelos cineastas convidados.

"Nós, documentarista" é exibido todas as quartas-feiras, às 21h, e para saber os dias da reprise, acesse o site do Canal Curta!

A seguir, confira o que será abordado em cada episódio e boa série.

Cena do filme "No Intenso Agora", do cineasta João Moreira Salles.

Episódio 01 – João Moreira Salles, diretor de filmes como “Entreatos” e “Santiago”, fala sobre o processo de criação de sua última obra, "No Intenso Agora".

Episódio 02 – A cineasta Lucia Murat, diretora de documentários como "O Pequeno Exército Louco", "Que Bom Te Ver Viva" e "Uma Longa Viagem", aborda as principais inspirações de seus filmes.

Episódio 03 – O cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo, responsável por obras como “Retrato em Preto e Branco”, “Raça” e "A Negação do Brasil", fala a respeito do processo de criação de seus filmes.

Cena do filme "Damas do Samba", da cineasta Susanna Lira.

Episódio 04 – Susanna Lira, cineasta responsável por obras como "Positivas", "Damas do Samba" e "Torre das Donzelas", aborda o processo e as motivações envolvidas na realização de seus documentários.

Episódio 05 – O diretor Vladimir Carvalho, responsável por filmes como "O País de São Saruê", "O Engenho de Zé Lins" e "Rock Brasília", aborda diversas questões envolvidas na realização de suas obras.

Episódio 06 – Theresa Jessouron, diretora de filmes como “Samba”, “Coração do Samba” e “À Queima Roupa”, conta como foi parar no cinema e fala sobre suas grandes inspirações.

Cena do filme "A Gente", do cineasta Aly Muritiba.

Episódio 07 – Aly Muritiba, diretor de "A Fábrica", "Pátio" e "A Gente", explica como o fato de ter trabalhado por anos como agente penitenciário influenciou a sua filmografia.

Episódio 08 – Beth Formaggini, diretora de filmes como "Apartamento 608", "Xingu Cariri Caruaru Carioca" e "Pastor Cláudio", aborda suas motivações e o processo de realização de suas obras.

Episódio 09 – Cristiano Burlan revela o processo de realização de seus documentários e explica como o teatro e, posteriormente, o cinema, foram sua rota de fuga da violência na periferia.

Cena do filme "Bixa Travesti", da cineasta Claudia Priscilla.

Episódio 10 – a cineasta Claudia Priscilla, diretora de documentários como "Leite e Ferro", "Olhe Pra Mim de Novo" e "Bixa Travesti", aborda o processo de realização de seus filmes.

Episódio 11 – Vincent Carelli, cineasta responsável por obras como "Festa da Moça", "Corumbiara" e "Martírio", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários e o impacto dos mesmos.

Episódio 12 – Emílio Domingos, diretor de filmes como "L.A.P.A.", "A Batalha do Passinho" e "Deixa na Régua", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários.

Episódio 13 – Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta "Olhos de Ressaca", o aclamado "Elena" e o sensível "O Olmo e a Gaivota".

 

 

 

Erica Ribeiro

Erica Ribeiro

Comunicóloga, escritora, cineasta e cofundadora do EntreLinha e Coletivo Pausa. É cinéfila, amante das artes e da literatura.