Up&Up do Coldplay fabula universo para adultos

 

O novo clip da banda inglesa Coldplay, lançado dia 16 de maio, soube brincar muito bem com linguagem do vídeo. Dirigido por Vania Heymann e Gall Muggia, Up&Up, música do novo disco "A Head Full Of Dream", brinca com escalas de espaços, pessoas e objetos, deslocando e recompondo ambientes surreais.

Ao utilizar imagens de arquivos, a diretora recria espaços e ressignifica esses vídeos, subvertendo seus originais propósitos de registro. Esse procedimento mescla espaços e tempos, direções e gravidades, e cria um universo fantasioso e lúdico para adultos. O título da música, por si só, já contraria as leis de gravidade de Newton, que determina que todo corpo que sobe tende a cair, atraído pela força gravitacional que a terra exerce. UP&UP é oposicionista à física, criando a partir disso um universo à sua maneira, cheio de opostos e ilusões.

Coldplay fez um álbum com tons de mistiscismo e símbolos, retomando a cultura psicodélica cheia de ilusionismo colormétrico e onirismo, derivado dos efeitos de drogas psicoativas muito utilizadas no auge dos anos 60, que proporcionavam à mente encontrar a exuberância criativa, livre de obstáculos.

 

Aline Barros

Aline Barros

Alérgica a leite, viciou-se em café só para poder usar xícaras. Designer gráfico, mãe, blogueira e amante das artes em geral, troca facilmente um par de sapatos novos por um livro velho.